A Socicana recebeu do Grupo Executivo do Protocolo Agroambiental Etanol Mais Verde o certificado de reconhecimento por sua participação no programa e pela sua contribuição, compartilhando experiências relacionadas à implementação de Diretivas Técnicas.
O certificado foi entregue na Agrishow, em evento para apresentação dos números do programa referente à safra 2022/23 pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
A parceria com a associação foi reverenciada por seus resultados em prol do desenvolvimento sustentável do setor sucroenergético paulista e pelo comprometimento com as metas contidas no Protocolo.
LEIA MAIS > CANABIO23 promete uma imersão no mundo da cana regenerativa
Na ocasião, Rafael Bordonal Kalaki, superintendente da associação, apresentou os resultados das iniciativas da entidade, relacionadas à Certificação Bonsucro e ao programa Top Cana, mostrando as práticas desenvolvidas para atender às diretivas socioambiental e certificações do Protocolo.
Certificação Bonsucro
Em evento realizado em abril, um novo grupo de associados da Socicana recebeu também a Certificação Bonsucro. Durante o encontro foram apresentados os dados de melhoria contínua de acordo com a calculadora Bonsucro, resultando em uma nota geral. A evolução da nota é monitorada e, no último ano, alcançou 100% de conformidade com os itens exigidos.
Pode-se observar ainda uma redução na emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa). Os fatores que contribuíram para o desempenho positivo na safra 2021/22 foram: redução do uso de fertilizantes sintéticos, incremento no uso de fontes orgânicas em nutrientes e redução no uso de defensivos agrícolas, o que contribuiu para a diminuição do consumo de óleo diesel.
LEIA MAIS > Clealco soluciona cerca de 80% da dívida em recuperação judicial
De acordo com Renato Fernandes Machado, coordenador Agronômico e de Sustentabilidade da Socicana, no último ano houve a decisão de aumentar o número de produtores certificados, o que acabou sendo um processo mais complexo, devido não só ao número de pessoas, mas também ao padrão Bonsucro, que sofreu alterações em diversos pontos.
Atualmente, a Socicana conta com 11 produtores rurais certificados: Fazenda Boa Ventura, Ipê Agrícola, José Pedro Fernandes Sala, Baldan Agropecuária, Paulo de Araújo Rodrigues, Roberto Cestari, Renato Trevizoli, Mario William Lemos, Ciro Mendes Sitta, Ricardo Bellodi Bueno e José Luiz de Laurentiz Sobrinho, contabilizando a marca de 1 milhão de cana certificadas.
Lívia Ignácio, head da Bonsucro na América do Sul, reforçou as expectativas de que a certificação seja ampliada, alcançando mais produtores e usinas. “A Bonsucro trabalha para promover as questões de maneira mais ampla para todo o setor, tanto por meio das associações quanto pelas usinas, que agora têm um novo padrão de produção, mais exigente em relação à área de plantio da cana. Com essas mudanças, esperamos atrair mais produtores para a certificação e, com isso, aumentar a sustentabilidade do setor”, concluiu a representante da Bonsucro.