Usinas

Senado cria comissão para discutir políticas públicas sobre hidrogênio verde

Nesta semana foi divulgado investimento de R$ 70 milhões na construção da primeira fábrica de geradores de hidrogênio verde da América Latina

Senado cria comissão para discutir políticas públicas sobre hidrogênio verde

Uma comissão especial criada pelo Senado Federal, nesta semana, por iniciativa da Presidência da Casa, tem a finalidade de debater políticas públicas sobre o hidrogênio verde. O objetivo é fomentar o ganho em escala dessa tecnologia de geração de energia limpa no Brasil e fomentar políticas sobre o tema.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ressaltou a relevância do tema e desejou boa sorte à comissão especial, que ainda não definiu a data de sua primeira reunião.

“Essa comissão especial será muito importante para debater um tema muito importante para o Brasil, que é a tecnologia do hidrogênio verde”, afirmou à Agência Senado.

A comissão especial será presidida pelo senador Cid Gomes (PDT-CE), que destacou a importância do hidrogênio verde como alternativa ecologicamente correta no uso de combustíveis.

“O hidrogênio é certamente uma das grandes alternativas para o consumo de gases combustíveis que geram carbono e que, portanto, estão contribuindo para o efeito estufa. O hidrogênio é combustível, mas não gera carbono e, obviamente, a partir do momento em que se instalar a rede no país, poderemos ter alternativa ecologicamente correta”, afirmou o senador.

LEIA MAIS > Minas terá 1ª fábrica de geradores de hidrogênio verde da América Latina

Autoria do requerimento é do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (Divulgação Agência Senado)

A comissão especial terá, como membros titulares, os senadores Otto Alencar (PSD-BA), Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), Fernando Dueire (MDB-PE), Luís Carlos Heinze (PP-RS), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Rodrigo Cunha (União-AL).

O colegiado terá como suplentes os senadores Ciro Nogueira (PP-PI) e Eduardo Girão (Novo-CE) e, ainda, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA).

Investimentos em hidrogênio verde já começam a surgir

O grupo Neuman & Esser (NEA) vai investir R$ 70 milhões na construção da primeira fábrica de geradores de hidrogênio verde da América Latina.

A empresa alemã vai lançou, no domingo (12/3), a pedra fundamental da nova unidade, que será capaz de fabricar e integrar equipamentos para produção de hidrogênio verde, como eletrolisadores de tipo PEM e alcalino e reformadores de etanol e biometano ou gás natural, podendo ser adaptados de acordo com a necessidade e os recursos disponíveis em cada local de produção.