Usinas

Seca impacta safra 2012/12

Minas Gerais deverá iniciar a moagem de cana-de-açúcar da safra 2012/13 com atraso. A seca na maioria das regiões produtoras, entre meados de janeiro e início de março está comprometendo o desenvolvimento da cana e adiando o início do esmagamento. A previsão é de que as usinas mineiras comecem a operar somente a parir da segunda quinzena de abril ou início de maio.

O presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais – SIAMIG, Luiz Custódio Cotta Martins, ressalta que o desenvolvimento da cana-de-açúcar na maioria das regiões produtoras de Minas vinha apresentando resultados satisfatórios até meados de janeiro. Mas devido ao longo período de estiagem até o início de março, o crescimento do produto foi afetado, o que impacta diretamente na produtividade do canavial. O maior impacto da seca está sendo percebido nas regiões da Zona da Mata e Triângulo Mineiro.

Porém, apesar da seca, a estimativa é de que a safra 2012/13 seja maior do que a de 2011/12. “As usinas que iniciaram recentemente as atividades no estado têm áreas novas que estarão prontas para a safra que se inicia este ano e isso deverá ampliar a moagem”, afirma Custódio.