A Scania e a AMAGGI anunciam uma venda histórica e pioneira no mercado. A AMAGGI adquiriu os primeiros caminhões Scania abastecidos com biodiesel 100% (B100).
Após um longo período de testes homologados, a companhia investiu na aquisição de 100 caminhões totalmente prontos para rodar com o combustível sustentável e contará com a maior frota rodoviária do agro movida com B100.
O lote total fechado entre as empresas é de 350 unidades e contou com outros 250 modelos 560 R 6×4 Super. O suporte diário para as operações do cliente está sob responsabilidade da Casa Scania Rota Oeste.
Os 100 veículos movidos a B100, que são do modelo 500 R 6×4 Super, devem ser entregues a partir de maio do próximo ano, já saindo prontos da Scania para rodar com esse tipo de combustível. Os outros 250 caminhões 560 R 6×4 Super, movidos a diesel, irão atender ao plano de ampliação da frota rodoviária da AMAGGI. Ambos são Euro 6, com motores que atendem a nova lei de redução de emissões de poluentes, em vigor desde janeiro de 2023.
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Atualmente, a frota própria da empresa conta com 700 caminhões, devendo fechar o ano de 2024 com 1.100 unidades.
“A AMAGGI vem sendo pioneira no uso de modais logísticos sustentáveis, como na navegação fluvial do arco norte e entendemos que o uso do biodiesel vem na mesma direção, atendendo os objetivos de descarbonização das operações da empresa”, comentou Judiney Carvalho, CEO da AMAGGI.
“Trata-se de uma grande compra histórica para impactar o mercado, pois é a nossa primeira venda de caminhões 100% movidos a biodiesel originais de fábrica. A AMAGGI e a Scania mostram o quanto estão preocupadas em viabilizar um ecossistema de transporte mais sustentável. Todo o ciclo sustentável está completo neste exemplo de sucesso, pois a fábrica de biodiesel é da própria AMAGGI. Os testes foram satisfatórios e o veículo está plenamente preparado para receber o combustível”, afirma Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil.
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Além dos 100 caminhões 100% a biodiesel, o outro lote de 250 caminhões 560 R 6×4 Super reforçam a força da Scania no Agro, nas aplicações com composições de tração 6×4. Do total das vendas da Scania, em média, anualmente, 44% vão para o Agro.
“Por isso, precisamos oferecer soluções muito eficientes para os clientes. O 560 Super chegou em 2023 para transformar o mercado, com até 28% de economia de combustível sobre a geração anterior, e uma superior eficiência energética, ou seja, seu motor emite ainda menos gases poluentes. Estamos cumprindo esta promessa de marca, que é muito acima dos concorrentes”, salienta.
“A AMAGGI fez uma escolha acertada, pois este produto tem o maior torque do mercado, obtendo uma velocidade média maior na subida de uma serra, por exemplo, em decorrência do seu potente motor, o que vai proporcionar muito mais rentabilidade para a empresa. Celebramos esta venda de 350 unidades com um de nossos maiores clientes, e agradeço a Casa Scania Rota Oeste, concessionária que atende a AMAGGI e vem investindo em novas filiais no Estado do MT para todo o apoio necessário em tornar sua operação mais rentável”, conclui Montagna.
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Esta aquisição de 350 caminhões Scania pela AMAGGI, intermediada pela Rota Oeste Veículos, é um marco que transcende o comércio de veículos pesados, refletindo uma parceria estratégica baseada em confiança e excelência no atendimento.
Fábrica de biodiesel
O B100 utilizado pela AMAGGI em sua frota é proveniente da fábrica de biodiesel da companhia. Com mais de 26 mil m2 de área construída, a fábrica de biodiesel da AMAGGI entrou em operação em 2023. A planta fica em Lucas do Rio Verde – MT, na área onde a empresa já opera uma indústria esmagadora de grãos e de onde sai a matéria-prima para a fabricação do biocombustível. A fábrica tem capacidade estimada de produzir 368 mil m3 de biodiesel por ano.
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Biodegradável e sustentável, o biodiesel é um tipo de combustível produzido a partir de fontes renováveis – no caso da AMAGGI, o óleo de soja. Seu uso está associado à diminuição de emissão de gases de efeito estufa, quando comparado ao uso de combustíveis fósseis, como diesel e gasolina.