A Usina São Martinho, localizada em Pradópolis – SP, conquistou a Certificação Internacional em Sustentabilidade e Carbono (ISCC Corsia Plus) para seu etanol de cana-de-açúcar e também o certificado ISCC EU, atestando sua conformidade aos requisitos legais da Diretiva de Energias Renováveis da União Europeia (RED II) para combustíveis sustentáveis, somando-se às certificações já conquistadas pela unidade Santa Cruz.
Estas certificações habilitam a São Martinho a integrar a cadeia global de fornecimento de etanol para a produção de Combustível de Aviação Sustentável (SAF), atendendo a todos os países membros da Organização da Aviação Civil Internacional (Icao). Isso assegura a rastreabilidade do combustível renovável, desempenhando um papel crucial na busca do setor aéreo por neutralizar as emissões de gases de efeito estufa até 2050.
LEIA MAIS > Usina São José do Pinheiro se moderniza e vira 4.0
A ISCC, como principal sistema de certificação internacional para biomassa e bioenergia, destaca-se por seu foco na sustentabilidade do uso da terra e na verificação das emissões de gases de efeito estufa.
A São Martinho ressalta que o SAF, produzido a partir do etanol, pode reduzir em até 80% as emissões totais de gases de efeito estufa em comparação com o combustível fóssil de aviação, conforme apontado pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA).