Para aumentar a eficiência na manutenção automotiva agrícola, a Raízen informou nesta quarta-feira (11), que acabou de concluir a instalação de seu Box Padrão em 11 unidades com transporte próprio.
A iniciativa, que gera maior qualidade, eficiência e segurança operacional e impacta diretamente 2.275 equipamentos da companhia, possibilitou oferta de qualificação profissional em mecânica para mais de 160 jovens em municípios onde a companhia mantém operações.
O Box Padrão já está presente nas unidades da Raízen localizadas nos municípios paulistas de Guariba, Leme, Sertãozinho, Colômbia, Araraquara, Ibaté e Morro Agudo, em Lagoa da Prata (MG), e em Caarapó e Rio Brilhante (ambos no Mato Grosso do Sul). Esse projeto integra o “SER+”, Sistema de Excelência Raízen, que já viabilizou a padronização de 720 processos e mais de 110 mil horas de treinamento.
LEIA MAIS > Shell investe em infraestrutura de carregamento elétrico
A decisão de iniciar o projeto com um piloto no Parque de Bioenergia Bonfim, em Guariba – SP, foi motivada pelo desafio de obter mão de obra qualificada em municípios que não possuem centros de qualificação. Como parte de sua estratégia de impacto social, a Raízen firmou uma parceria com o SENAI, que permitiu a realização de treinamento dentro do bioparque.
Nesse primeiro momento, foram formados 64 jovens, que estão aptos a realizar manutenção e montagem de sistemas elétricos e mecânicos de máquinas e equipamentos, de acordo com normas técnicas, de saúde e segurança requeridos pelo mercado de trabalho. Esse contingente inicial foi reforçado com mais 50 jovens, que receberam qualificação ofertada em outros bioparques.
“A Raízen vê o aprendiz como um profissional com potencial de crescimento dentro da companhia, com vontade de aplicar seu conhecimento na prática. Nos processos de manutenção, pensamos sempre cinco anos à frente, o que nos auxilia na melhor tomada de decisão e geração de impactos positivos aos negócios a longo prazo. Iniciativas como essa nos aproxima desse objetivo”, destaca Divaldo Pessoa, gerente de Manutenção Automotiva da Raízen.
LEIA MAIS > CFT aprova resolução na área de Biocombustíveis
Para assegurar a continuidade desse processo de formação de mão-de-obra, a companhia está implementando duas oficinas no interior de São Paulo, em Barra Bonita e em Andradina, com capacidade para atender 64 e 30 aprendizes, respectivamente. Em Rio Brilhante – MS, a companhia pretende inaugurar um espaço no segundo semestre de 2023.
Para a próxima safra, a Raízen está trabalhando na padronização de diversas áreas de suas oficinas, com previsão de inauguração do Box Padrão de Borracharia, Lubrificação, Lavador, Tratores e Colhedoras.