Usinas

Qatar Airways assina acordo com a Shell para fornecimento de combustível sustentável para aviação

Companhia aumentará pelo menos 5% do SAF em seus requisitos de combustível de aviação em Amsterdã no ano fiscal de 2023-2024

Qatar Airways assina acordo com a Shell para fornecimento de combustível sustentável para aviação

A Qatar Airways assinou um acordo com a Shell para fornecer 3 mil toneladas métricas de combustível sustentável para aviação (SAF) puro no Aeroporto Schiphol de Amsterdã.

O acordo abrange o contrato de combustível de aviação existente com a Shell em Amsterdã, que agora verá a Qatar Airways usando pelo menos uma mistura SAF de 5% durante o período do contrato para o ano fiscal de 2023-2024.

O acordo bilateral entre as empresas faz parte de um esforço mais amplo iniciado pela aliança oneworld, que tem como meta definir o uso de SAF em 10% dos volumes de combustível utilizados no setor até 2030.

A Qatar Airways é a primeira transportadora no Oriente Médio e na África a adquirir uma grande quantidade de SAF na Europa. O SAF oferece um potencial significativo de descarbonização, pois esse tipo de combustível puro pode reduzir as emissões de CO2 em até 80% em comparação com o combustível de aviação convencional. Isso significa que a empresa reduzirá suas emissões em voos de Amsterdã em aproximadamente 7,5 miltoneladas de CO2 para o ano fiscal.

LEIA MAIS > Guia de Finanças no Agro fornece informações sobre práticas sustentáveis e aprimoramento de gestão

O CEO do Grupo Qatar Airways, Akbar Al Baker, comenta: “Na Qatar Airways, estamos fortemente comprometidos em apoiar o esforço para aumentar o uso de combustível de aviação sustentável, como um dos principais pilares para descarbonizar a indústria. No ano passado, assinamos nosso primeiro contrato de aquisição nos EUA e agora estamos fechando um contrato multimilionário de SAF em Amsterdã para ilustrar nosso compromisso com a sustentabilidade e reiterar nossos apelos por uma cadeia de suprimentos de SAF mais robusta em nossa rede global. Permanecemos firmes em nossa ambiciosa meta de 10% de uso de SAF até 2030 e este anúncio estabelece outro marco para a Qatar Airways que destaca o resultado positivo da colaboração do setor. O SAF ainda é 3 a 5 vezes mais caro que o combustível fóssil para aviação”, disse.

Al Baker reforça que é essencial que todas as partes interessadas desempenhem sua parte para facilitar a pesquisa e o desenvolvimento das instalações do SAF, aumentando as economias de escala, fornecendo financiamento e colocando políticas de apoio.

“A Qatar Airways e a Shell têm um histórico de colaboração, por isso é fantástico, agora,  trabalharmos juntos na descarbonização, pois fornecemos SAF a eles pela primeira vez”, disse Jan Toschka, presidente da Shell Aviation.

LEIA MAIS > RenovaBio evita emissão de 94,5 milhões de toneladas de CO2eq

“O SAF é uma alavanca fundamental para a descarbonização da aviação, mas aumentar sua oferta e uso requer uma ação coordenada de todo o setor. O acordo de hoje é um ótimo exemplo das ações colaborativas necessárias para ajudar a acelerar o progresso da aviação em direção ao net zero”.

Passageiros e clientes corporativos da Qatar Airways podem hoje compensar suas emissões de CO2 por meio da compra de créditos de carbono, creditados sob os critérios da International Civil Aviation Organization, órgão de aviação da ONU.

A Qatar Airways atualmente investe em projetos de crédito de carbono que geram energia renovável, o que ajuda na redução das emissões de carbono. A companhia aérea também está trabalhando na introdução de uma solução que permitirá aos passageiros e clientes corporativos compensar suas emissões, contribuindo para o custo do SAF.