Fruto de uma parceria entre a Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (ORPLANA) e a Fundação Solidaridad, o Programa Muda Cana, focado na assistência técnica integral às associações de produtores, iniciado em 2018, vem colhendo bons resultados junto às entidades onde vem sendo implementado.
Durante o Workshop Muda Cana 2023, Daiane Bertholo, supervisora Administrativa e Gestora de Qualidade da Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Bariri (Assobari), em São Paulo, uma das pioneiras na adoção do programa, destacou a sua importância no desenvolvimento do trabalho realizado.
“Através do Muda Cana passamos a enxergar não somente um pedaço do quebra-cabeça, mas ele como um todo. A partir de então, conseguimos ir estruturando os pontos fracos, trabalhar mais e melhorar os pontos fortes e expandir para toda a associação”, disse.
“Para mim o Projeto Muda Cana foi um marco na associação. A associação tinha o recurso humano, mas faltava muita a parte da metodologia, disso de conseguir encaixar em cada segmento, aquilo que cada um tinha de talento, o que tinha de pontos fortes e o que a associação tinha de pontos fracos”, comenta Bertholo.
LEIA MAIS > Bonsucro busca melhorar acesso do mercado a seus produtos certificados
Segundo ela, desde 2018, época da implantação, a Assobari já vem colhendo frutos do programa. “Foi muito importante, por exemplo, a parte do pessoal do Muda Cana ir lá fazer entrevistas, tanto com a diretoria da associação, como com os funcionários e os produtores, pois conseguimos ter uma visão de gestão fantástica. Tanto na parte de planejamento, gestão, controle, cargos e salários, porque a gente olhava muito para o interno, e aí nós começamos a olhar também para o externo da associação”, explica.
“Através do programa houve um fortalecimento muito grande, uma aproximação e uma troca de conhecimentos. Uma associação hoje consegue ligar para outra, fazer a troca de figurinhas, Benchmarking. Contribuindo também para uma maior aproximação da associação com a ORPLANA. Foi uma mudança muito significativa porque a ORPLANAestá cada vez mais presente”, disse Bertholo.