Usinas

Projeto “Colhendo memórias”, do Museu da Cana, propõe encontro de gerações entre 60 crianças e idosos

Iniciativa visa incentivar a troca de experiências e o resgate da identidade cultural da região

Projeto “Colhendo memórias”, do Museu da Cana, propõe encontro de gerações entre 60 crianças e idosos

O Museu da Cana irá promover no dia 11 de novembro, um encontro inédito de gerações durante a apresentação das atividades do projeto “Colhendo Memórias”, em Pontal – SP.

O local reunirá crianças do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Wagner Luciano da Silva e os integrantes da terceira idade do CRAS, de Sertãozinho – SP.

A iniciativa contará com atividades interativas em um cenário de resgate da história, com cantigas, brincadeiras e celebrações elaboradas especialmente para o projeto.

Terá teatro, oficina de confecção de estandartes em papel inspirados na Folia dos Santos Reis, fortemente enraizada na cultura regional, roda de cantorias. Será fornecido lanches também no dia.

LEIA MAIS > Com expectativa de moer 14,3 milhões de toneladas, Usina Coruripe se aproxima de seu recorde de moagem

“O Museu da Cana tem como compromisso preservar o patrimônio histórico popular, em um acervo que traduz a atividade de trabalho agrícola, baseada na produção de cana-de-açúcar, e também nas relações sociais que moldaram nossa cultura regional. E, com o olhar no passado, o Museu provoca essa reflexão”, disse a gestora do Museu da Cana, Leila Heck.

O trabalho, que tem o apoio da Prefeitura de Pontal, é um divisor de águas no município, ao estimular esse aprendizado aos alunos da rede pública, como explica a Secretária municipal de Ensino, Shirley Ap. Pedro Berchan. “Estamos felizes em propiciar essa experiência aos nossos alunos, pois colocá-los em contato com a prática do trabalhador rural é valorizar e construir uma sociedade mais justa, igual e fraterna, a fim de formar cidadãos éticos”, pontua.

LEIA MAIS > Programa Engenheiros 2023 da BP Bunge acelera carreira profissional

O projeto “Colhendo Memórias” conta com o apoio institucional da Rede Savegnago Supermercados. “A preservação e as memórias do passado são fundamentais para entendermos a nossa história e olhar para o futuro com respeito pelo que foi construído”, enfatiza o presidente-executivo da rede, Chalim Savegnago.

Cristiano Biagi, diretor presidente da Sorocaba Refrescos Coca-Cola, também incentivadora do projeto, reforça a importância da preservação histórica do patrimônio.

“Temos a premissa de sempre apoiar iniciativas que valorizam a memória histórica e promovam a democratização da cultura. Assim, o Museu da Cana mantém viva a história da cana-de-açúcar no Brasil, maior produtor mundial, e que gera com sua produção, o desenvolvimento de tecnologias de energia renovável, além de milhares de empregos e divisas para o país. Com o apoio ao projeto, reforçamos o passado para olhar o futuro com coragem”, afirma.

Serviço:

Projeto Colhendo Memórias – 3ª Edição

Local: Museu da Cana – Fazenda Engenho Central, 1 Zona Rural, Pontal – SP

Quando: 11/11 às 8h30