Usinas

Programação extensa comemora Dia da Árvore na Usina Caeté - Unidade Paulicéia

Ação ambiental envolveu a comunidade dos municípios de Paulicéia, Dracena, Ouro Verde e Panorama

Programação extensa comemora Dia da Árvore na Usina Caeté - Unidade Paulicéia

A Usina Caeté – Unidade Paulicéia programou várias ações socioambientais para celebrar o Dia da Árvore, comemorado no último dia 21.

As atividades fazem parte do Projeto ArboriAÇÃO iniciado em 2020, cujo objetivo principal é incentivar e promover ações socioambientais por meio da doação de mudas produzidas no viveiro da usina.

De acordo com Anderson Ponso, auxilar ambiental da Unidade Paulicéia, o projeto amplia a abordagem relacionada à educação ambiental e a conservação do meio ambiente, além de melhorar a arborização urbana das cidades da região.

“O projeto consiste na doação de mudas de espécies nativas e frutíferas produzidas no nosso viveiro. Até o momento, mais de 8 mil mudas já foram doadas”, destacou Ponso.

LEIA MAIS > Cia Melhoramentos Norte do Paraná completa 97 anos

O superintendente agroindustrial da unidade, Glênio Fireman e o engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho, Ricardo Picinini, durante ação ambiental

Durante este mês de setembro, a Usina Caeté – Unidade Paulicéia intensificou suas atividades ambientais, iniciando com a visita dos alunos do 4º ano da Escola Municipal Castelo Branco de Santa Mercedes ao viveiro de mudas.

A programação comemorativa da Unidade Paulicéia contou com um total de doação de 1.400 mudas, destinando 1.000 mudas para o projeto do Centro de Educação Ambiental de Panorama, realizado pelo Rotary Clube em parceria com a Usina Caeté – Unidade Paulicéia, Prefeitura Municipal de Panorama e Unesp/Dracena.

A empresa realizou também a doação de 250 mudas para a Escola Municipal EMEI Aurora Dalva Arantes de Carvalho, do município de Ouro Verde.

LEIA MAIS > De olho no etanol, Mubadala aumenta oferta para compra da BP Bunge

“O Projeto Dia da Árvore realizado por nossa escola em parceria com a usina envolveu todos: funcionários, professores, alunos e seus familiares. Neste dia, os alunos demostraram seu amor pela natureza contribuindo para o crescimento de uma árvore, dessa forma plantamos uma sementinha no coração de cada criança, auxiliando na formação de futuros adultos conscientes com a preservação do meio ambiente. Em nome de toda escola, agradeço a Usina Caeté – Unidade Paulicéia pela doação das mudas pelo segundo ano consecutivo, cooperando muito com nosso projeto”, salientou a coordenadora pedagógica Amanda Semêncio Medeiros.

LEIA MAIS > Usina Goiasa quer mais estabilidade na produção de etanol orgânico neutro

Segundo o engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho, Ricardo Picinini, a empresa realizou também uma doação de 50 mudas para a escola de Educação Infantil Cantiga de Ninar do município de Dracena.

“Essa parceria com a comunidade local tem proporcionado maior conscientização na importância da preservação da natureza. Nossas ações são nossos melhores exemplos, por isso, a importância de trabalhar essa data tão significativa na primeira infância. Este compromisso com o futuro, assumido pela Usina Caeté – Unidade Paulicéia juntamente com o engenheiro Ambiental e sua equipe, disponibilizou 50 mudas que foram distribuídas para os pais e funcionários da escola, numa comemoração do Dia da Árvore de maneira incentivadora e consciente. Incentivar a nova geração a cuidar e respeitar a Natureza é a nossa missão”, destacou a professora Janaina Rocha.

LEIA MAIS > Feplana pede a revisão de decreto do MME em defesa do mercado de CO2

“Finalizando a programação, efetuamos a doação de 100 mudas para Secretária de Meio Ambiente de Paulicéia, onde o engenheiro Ambiental Luan Almeida realizou um trabalho com as crianças da Escola EMEI Gilberto Barros.

“A Usina Caeté reconhece a importância da conservação do meio ambiente, reafirmando seu compromisso através das ações socioambientais voltadas à recuperação de áreas degradas com plantio de mudas de árvores nativas produzidas em nosso próprio viveiro”, salientou Ricardo Picinini.

O superintendente Agroindustrial da Unidade Paulicéia, Glênio Fireman, que acompanhou toda a programação, acentuou que o projeto desenvolvido pela empresa exerce um papel socioambiental muito relevante para a comunidade do entorno.

“Estamos sempre à disposição para apoiar e contribuir com com ações que contribuam com a preservação ambiental e em paralelo o desenvolvimento socioeconômico da nossa região.”