Produtores de cana-de-açúcar do Espírito Santo comemoram ganhos de produtividade. Há produtor que consegue colher 140 toneladas por hectare.
A produtividade de 140 toneladas por hectare refere-se à cana de primeiro corte de produtores com canaviais no litoral Sul do Espírito Santos e que fornecem para a Usina Paineiras, em Itapemirim (ES), cuja safra de cana 2018/19 começou em 04/05.
A obtenção de 140 toneladas por hectare indica que a produtividade dos produtores da região do litoral Sul, formada por mais de 500 pequenos agricultores, deverá dobrar neste ano. A estimativa é da Cooperativa dos Fornecedores de Cana-de-Açúcar (Coafocana).
Luciano Henriques, presidente da Coafocana, atribui o excelente rendimento agrícola às chuvas.
“A chuva veio no momento e na quantidade certa este ano”, diz ele, em relato. “Por isso, a produtividade está superando a nossa expectativa, que já era muito boa. Teremos um grande volume de cana-de-açúcar e de melhor qualidade.”
Previsões da Usina
Com a cana fornecida pelos produtores do litoral Sul capixaba e do Norte fluminense, a Usina Paineiras prevê uma moagem de 700 mil toneladas de cana-de-açúcar até setembro próximo, quando deverá encerrar a safra 18/19.
Com a moagem prevista, a unidade pretende produzir 700 mil sacas de 50 quilos de açúcar e 30 milhões de litros de etanol.
O volume previsto de cana é 52% maior que o realizado em 2017, que foi afetado pela estiagem de anos anteriores.
A capacidade de moagem da Usina Paineiras é de 1,2 milhão de toneladas de cana.