Usinas

Presidente do Sindicape recebe troféu do MasterCana Nordeste         

Gerson Carneiro Leão foi contemplado na categoria “Quem É Quem no Setor”

Presidente do Sindicape recebe troféu do MasterCana Nordeste         

O presidente do Sindicato dos Cultivadores de Cana-de-Açúcar de Pernambuco (Sindicape), Gerson Carneiro Leão, foi uma das expressivas lideranças do setor sucroenergético, a conquistar o troféu MasterCana Nordeste 2023, ano em que a premiação completou sua vigésima edição.

Realizado no dia 30 de novembro, na Spettus Steak House, em Boa Viagem, Recife – PE, o evento reuniu lideranças políticas e empresariais do setor que se destacaram no desenvolvimento, justiça social e preservação ambiental como base do tripé de sustentação do setor bioenergético na região.

Gerson Carneiro Leão indicado na categoria “Quem é Quem no Setor”, soma mais um prêmio na sua extensa galeria de troféus pelos relevantes trabalhos realizados em prol do setor bioenergético na região. “Eu queria agradecer ao JornalCana na pessoa do Josias, por essa homenagem”, disse Leão na ocasião do recebimento da premiação.

LEIA MAIS > COFCO International realiza doação de energia elétrica para unidades do Hospital de Amor

Embora sucinto nas palavras, Leão tem em seu histórico a coordenação de vários movimentos em defesa do estado de Pernambuco como presidente da Comissão Nacional da Cana-de-Açúcar da CNA em Brasília, sempre trabalhando pela união de todos os fornecedores com as entidades de classe do país, sempre em defesa do setor canavieiro.

Desde 1986, quando assumiu seu primeiro triênio na presidência do Sindicape, pelos serviços prestados ao setor, vem ganhando sucessivas eleições, permanecendo no cargo de presidente até os dias atuais.   Leão participou de diversos programas ligados ao setor, em benefício dos produtores de cana de açúcar, principalmente dos que vivem no regime de economia familiar, dentre eles:  o programa Mata Viva, lançado para resolver os problemas da Zona da Mata. Programas destinados ao financiamento da produção de culturas temporárias para trabalhadores rurais e aos fornecedores durante a entressafra, respectivamente: Chapéu de Palha, Mão Amiga, entre outros.

LEIA MAIS > Nova usina de etanol de trigo no RS promete impulsionar aviação agrícola

No ano de 2014 foi um dos idealizadores da reabertura da Usina Pumaty (fechada durante 2 anos) sendo arrendada pela Cooperativa Agrocan tendo suas atividades retomadas, gerando milhares de empregos diretos, indiretos e ainda beneficiando os municípios circunvizinhos. Se tornando, quase 10 anos depois, o parque industrial com maior repercussão social no estado de Pernambuco. Uma vez que, amparou todas as 4.000 famílias em agricultura familiar, assentadas nas antigas terras da Usina Catende.

Por toda essa trajetória de luta em defesa do setor sucroenergético, pelos que trabalham nele e, principalmente, pelos pequenos produtores, foi-lhe conferida, mas esta premiação do MasterCana Nordeste.

Esta matéria faz parte da edição 348 do JornalCana. Para ler, clique aqui.