Usinas

Premiação MasterCana: “Meninas do chapisco” abrem espaço para mulheres na extração de cana

Contratação rendeu para a CooperVal o MasterCana Social na categoria Valorização da Diversidade

Premiação MasterCana: “Meninas do chapisco” abrem espaço para mulheres na extração de cana

Com a projeto “Meninas do Chapisco” a Cooperativa Agroindustrial Vale do Ivaí Ltda (Cooperval), sediada no município de Jandaia do Sul, Estado do Paraná, conquistou o prêmio MasterCana Social 2022, na categoria Valorização da Diversidade, que avalia projetos que buscam a valorização e promoção da equidade racial e de gênero.

O case apresentado pela usina, aponta um setor que teve um aumento significativo no seu índice de produtividade após a contratação de quatro mulheres para desempenharem a função do chapisco, que consiste em soldar os rolos de compressão que vão gastando devido ao uso contínuo.

LEIA MAIS > MasterCana Centro-Sul premia protagonistas do setor bioenergético

“Soldar, inicialmente, parecia ser uma atividade exclusivamente desempenhada por homens, mas esse paradigma foi quebrado na Cooperval após a contratação desse grupo que agora é conhecido como “Meninas do Chapisco”, afirma a direção da empresa.

“A princípio encontrou-se certa resistência de algumas pessoas ao visualizar mulheres fazendo “serviço de homem”. As funcionárias foram acompanhadas pelo superior imediato na execução das atividades, e receberam feedbacks constantes sobre seus desenvolvimentos técnicos e comportamentais, com amparo da psicóloga do DHO, durante todo o período de experiência”, informou a empresa.

LEIA MAIS > Uisa é reconhecida pelo Prêmio MasterCana Social 2022

De acordo com a direção, “a contratação das meninas do chapisco foi um primeiro passo para uma grande mudança de mindset (mentalidade), uma vez que, gestores de outras áreas aderiram a ideia de ter mulheres no quadro de colaboradores do setor. Duas das meninas foram promovidas para Operadoras de Moenda, possibilitando assim, a contratação de mais mulheres no quadro de funcionários.

Segundo supervisores e gerentes industriais da usina, “Nesse projeto vislumbramos a superação do objetivo traçado, além de possibilitar que as mulheres tivessem acesso a trabalhos estimados como masculinos e podemos observar a execução dos serviços com os melhores resultados do que os anteriormente obtidos por uma equipe exclusivamente masculina”.

Banner Evento Mobile