Os preços do etanol hidratado e do anidro caíram no spot do estado de São Paulo na semana passada, mesmo diante do aquecimento na demanda.
Segundo pesquisadores do Cepea, os recuos estiveram atrelados à flexibilidade por parte de algumas usinas paulistas que, com necessidade de “fazer caixa”, aceitaram negociar os biocombustíveis a valores menores.
Do lado das distribuidoras, as compras foram motivadas pela volta da boa vantagem competitiva do etanol frente à gasolina.
LEIA MAIS > Fabricação de etanol de milho cresce 50,79% na segunda quinzena de junho
Até então, os negócios vinham sendo feitos de forma pontual e envolvendo volumes pequenos. Assim, entre 4 e 8 de julho, o Indicador CEPEA/ESALQ semanal do hidratado do estado de São Paulo foi de R$ 2,9013/litro, queda de 2,1% frente ao do período anterior. No caso do anidro, a baixa foi de 3,54%, com o Indicador CEPEA/ESALQ fechando em R$ 3,3986/litro.
Os preços do açúcar cristal vêm registrando pequenas quedas diárias no mercado spot do estado de São Paulo. De acordo com pesquisadores do Cepea, alguns compradores estão dando andamento à produção apenas para cumprir contratos negociados anteriormente, tendo, assim, pouca necessidade de compras adicionais no spot.
Somente em casos esporádicos foram captadas vendas de maiores volumes. Usinas paulistas seguiram firmes nos valores de suas ofertas para o cristal Icumsa 150, mas parte das unidades realizou vendas do cristal Icumsa 180 a preços mais baixos.