O plantio mecanizado de cana-de-açúcar continua a evoluir, e os números falam por si: cresceu 17,5% e promete ser o centro das atenções na Agrishow 2024.
A DMB Máquinas, líder em plantadoras, vai exibir em seu estande duas plantadoras automatizadas do modelo PCP6000, destacando-se como pioneira nesse avanço tecnológico.
Segundo dados do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) de 2024, o plantio mecanizado saltou de 57,2% em 2022 para 67,2% até março de 2024, representando um aumento significativo de 17,48% em apenas dois anos. Na safra 2023/24, 93,80% do plantio em usinas com excelência operacional já é feito de forma automatizada, conforme relatório da Consultoria BENRI, a partir de informações de 164 unidades do Centro-Sul do país.
LEIA MAIS > Raízen encerra safra 2023/24 com moagem recorde de 84,2 milhões de toneladas
Auro Pardinho, gerente de Marketing da DMB Máquinas, atribui esse crescimento à dedicação dos pioneiros no sistema de plantio, à escassez de mão de obra e ao aumento das exigências regulatórias sobre o plantio manual.
Como uma parcela de cerca de 33% de produtores e usinas que ainda fazem o plantio de forma manual, a tendência é que a mecanização do processo cresça ainda mais neste e nos próximos anos. E novas tecnologias vem sendo embarcadas nas máquinas para tornar o plantio mais eficiente, reduzindo perdas e diminuindo custos.
A DMB Máquinas está introduzindo tecnologias inovadoras para tornar o plantio mais eficiente e rentável. Na Agrishow 2024, as plantadoras do modelo PCP6000 Automatizada serão o foco, demonstrando em detalhes como a automação revoluciona o processo de plantio.
As plantadoras PCP6000 Automatizadas utilizam sensores avançados para reduzir falhas e garantir uma distribuição precisa dos toletes. Além disso, melhorias nos elevadores e no sulcador contribuem para minimizar perdas e otimizar o processo.
LEIA MAIS > A mistura do diesel mudou!
“Os sensores da PCP6000 fazem com que a máquina, ao detectar automaticamente uma falha no plantio, faça a parada da operação, obrigando o operador a voltar com a máquina ao local exato da falha para refazer o plantio, o que tem reduzido os índices para abaixo de 3%. Inclusive, muitos clientes nossos chegam a um índice de 0,5% apenas”, destaca
A adição de caixas específicas para aplicação de óxido de cálcio e magnésio, além da adubadeira de 1250 kg, foram evoluções tecnológicas que permitem um plantio com alta performance.
Outro ponto de destaque é o consumo de mudas, que evoluiu bastante. Atualmente, de acordo com o gerente, produtores e usinas clientes têm conseguido realizar um plantio com um gasto de mudas próximo a 11 toneladas de cana por hectare. “Se olharmos para a média dos produtores que fazem o plantio mecanizado com plantadoras DMB mais novas, a média é de 13 t por hectare. Então acabou a ideia de que o plantio mecanizado gasta muitas mudas por hectare”, adiciona.
LEIA MAIS > Usina Coruripe atinge novamente resultados recordes na safra 2023/24
Outra inovação é o Quebra-Lombo para Plantio Mecanizado, um lançamento desenvolvido em colaboração com a Raízen para atender às necessidades específicas dos clientes no plantio automatizado.
Além das novidades tecnológicas, a DMB comemora seus 60 anos na Agrishow 2024 com um estande especial. Os visitantes poderão conferir não apenas as últimas tendências em equipamentos agrícolas, mas também participar de transmissões ao vivo com especialistas do setor sucroenergético.