Usinas

Petrobras e BP firmam acordo estratégico para desenvolvimento de combustíveis sustentáveis

Parceria busca impulsionar inovação e cooperação em projetos de pesquisa e desenvolvimento

(Agência Brasil)
(Agência Brasil)

A Petrobras e a gigante britânica BP anunciaram a assinatura de um memorando de entendimento com o objetivo de promover oportunidades de cooperação e negócios entre as empresas, concentrando-se especialmente no desenvolvimento de combustíveis sustentáveis e soluções inovadoras para o setor energético.

O acordo não vinculante abrange diversos temas, incluindo combustíveis sustentáveis, créditos de carbono, biorrefino e exploração e produção. Além disso, as empresas pretendem colaborar em projetos conjuntos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, visando impulsionar a transição para uma economia de baixo carbono.

Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, expressou seu entusiasmo com essa nova parceria: “Vamos aprofundar as conversas para troca de conhecimento, sinergia de ativos e oportunidades de desenvolvimento de produtos e negócios que atendam a uma sociedade e um mercado cada vez mais exigentes”.

LEIA MAIS > Sustentabilidade é diversidade

Por sua vez, William Lin, vice-Presidente Executivo de Regiões, Corporações e Soluções da BP, destacou a importância da colaboração entre as empresas:

“A BP e a Petrobras construíram um forte relacionamento como parceiros nos blocos exploratórios no Brasil. Estou entusiasmado com essa oportunidade de reunir nossas competências, experiências e habilidades para ampliar nossa cooperação em novas áreas no Brasil e potencialmente, no mundo.”

O memorando terá duração de dois anos e incluirá a formação de comitês de representantes de ambas as empresas para acompanhar o progresso dos estudos e discussões. Essa parceria estratégica representa um passo significativo na busca por soluções sustentáveis e inovadoras no setor energético, reforçando o compromisso das empresas com a transição para uma matriz energética mais limpa e eficiente.

Vale ressaltar que a Petrobras e a BP já são parceiras em blocos exploratórios no segmento de Exploração & Produção, incluindo o Alto de Cabo Frio Central na Bacia de Campos e na Bacia de Barreirinhas, todos operados pela Petrobras.