Usinas

ORPLANA participa de Intercâmbio de Boas Práticas e Gestão Sustentável no Uruguai

Encontro debate práticas sustentáveis na produção de cana-de-açúcar; evento segue até o dia 9 de dezembro

ORPLANA participa de Intercâmbio de Boas Práticas e Gestão Sustentável no Uruguai

A ORPLANA – Organização das Associações de Produtores de Cana-de-Açúcar do Brasil participou, na terça-feira (5), da abertura do Intercâmbio de Boas Práticas e Gestão Sustentável – Compartilhando Conhecimento de Melhoria Contínua na Produção de Cana-de-Açúcar. O evento acontece em Bella Unión, no Uruguai, e segue até o dia 9 de dezembro.

Realizado pela ALUR (Alcoholes del Uruguay), ANCAP (Administración Nacional de Combustibles Alcohol y Pórtland), Assobari (Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Bariri), Socicana (Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba), Solidaridad Brasil e ORPLANA, o intercâmbio tem como objetivo aprimorar práticas sustentáveis e buscar certificações para os produtos associados.

LEIA MAIS > Lideranças destacam desenvolvimento e justiça social no MasterCana Nordeste

A programação conta com troca de experiências, palestras e visitas técnicas em campo, proporcionando um ambiente propício para o aprendizado e a colaboração dos participantes. Antecipando a abertura oficial, no dia 4 houve uma interação entre os intercambistas.

Na ocasião, a gerente de Relacionamento de Associações da ORPLANA, Luiza Magalhães Figueira, fez uma apresentação institucional da organização e do MUDACANA, projeto em parceria com a Fundação Solidaridad. Nele, a Assobari e a Socicana, integrantes da ORPLANA, são referências notáveis no campo das boas práticas agrícolas e certificações sustentáveis, sendo as pioneiras na obtenção da certificação Bonsucro para seus produtores.

LEIA MAIS > Tereos conquista habilitação para atuar como comercializadora varejista no mercado livre de energia

“Essa é uma oportunidade de mostrar que as associações brasileiras se tornaram referências na transição para uma agricultura sustentável e que esse serviço gera um grande valor para todos os atores da cadeia produtiva”, destaca Luiza, que compôs a comitiva brasileira ao lado de representantes das Assobari (Daiane Bertholo e Paulo Coutinho), da Socicana (Rafael Kalaki e Renato Machado) e da Solidaridad (Fernanda Ceratti e Amanda Barboza).

Segundo a gerente da ORPLANA, o evento reforça os laços de parceria entre Assobari, Socicana e ALUR e também destaca o compromisso conjunto em impulsionar a sustentabilidade na cadeia produtiva da cana.

“As associações membros ORPLANA estão acompanhando e são atentas ao compromisso de impulsionar a sustentabilidade junto com o produtor. Minha expectativa é de ser um evento com muitas trocas e aprendizado para continuarmos o trabalho que já vem sendo realizado”, conclui Luiza.