Usinas

OBA Festival terá compensação de carbono e lixo 100% reciclado

Maior Carnaval de São Paulo utilizará energia de fontes renováveis e todo resíduo proveniente da festa terá destinação correta

OBA Festival terá compensação de carbono e lixo 100% reciclado

O OBA Festival, maior Carnaval de São Paulo, que será realizado de 10 a 13 de fevereiro em São José do Rio Preto-SP, contará com iniciativas de sustentabilidade cujo objetivo é reduzir ao máximo possíveis impactos ambientais que possam ser gerados pelo evento.

Para isso, foram firmadas importantes parcerias. Uma delas é com a Tereos, uma das empresas líderes na produção de açúcar, etanol e energia elétrica a partir da biomassa de cana. O objetivo é realizar a neutralização da emissão de carbono gerado pelo evento.

Isso será feito por meio da utilização de créditos gerados a partir da certificação I-REC, sistema reconhecido internacionalmente que comprova a geração de energia limpa por meio da rastreabilidade de sua origem.

LEIA MAIS > Previsões da DATAGRO apontam para menor moagem de cana no Centro-Sul na próxima safra

A certificação foi obtida pela Tereos em 2021 e garante que a energia elétrica gerada pela empresa é proveniente de fonte renovável – no caso, a biomassa da cana-de-açúcar. O OBA Festival utilizará esses créditos de energia limpa na mesma quantidade de energia elétrica consumida nos quatro dias de evento, neutralizando assim a emissão de carbono.

Outra iniciativa será a reciclagem. Em parceria com a Constroeste Ambiental, 100% do lixo reciclável (latas, papel e plástico) terá destinação correta e todo lixo orgânico será destinado à compostagem. A estimativa é que aproximadamente 25 toneladas de recicláveis sejam recolhidos.

Para isso, mais de 100 lixeiras para descarte de recicláveis e orgânicos estarão espalhadas apenas na pista. Nos camarotes, serão disponibilizadas também lixeiras ecológicas, feitas de papelão, que irão facilitar a coleta e destinação correta.

LEIA MAIS > CEPETRO/Unicamp vai criar centro multiusuário para manufatura de células a combustível

“Somos comprometidos com iniciativas sustentáveis e, por isso, estamos sempre em busca de parcerias com empresas e eventos que compartilham dos mesmos valores e que tenham como objetivo reduzir o impacto ambiental. O OBA é um dos maiores carnavais do Brasil e estamos muito felizes com essa parceria”, afirma o diretor comercial da Tereos, Gustavo Segantini.

“O OBA Festival tem a excelência como um dos principais compromissos e isso envolve também a questão ambiental. Grandes eventos não podem mais ignorar isso, é preciso oferecer o melhor, sem prejudicar o meio ambiente. Por isso, temos certeza de que essas iniciativas serão importantes para todos”, afirmam os organizadores do OBA Festival.

Banner Revistas Mobile