Rafael Bastos da Silva é o novo secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia. Ele assumiu o cargo na sexta, dia 29. A mudança na pasta ocorre em meio à crise da alta dos combustíveis.
Bastos e Silva assume no lugar de José Mauro Ferreira Coelho, que pediu demissão na semana passada após o presidente Jair Bolsonaro anunciar que vai pagar um auxílio a 750 mil caminhoneiros autônomos para compensar o aumento do diesel.
LEIA MAIS > Profissionalização da gestão: um caminho sem volta
O Ministério de Minas e Energia nega que o pedido de demissão de Coelho tenha relação com o auxílio a caminhoneiros e disse em nota, que ele irá assumir “novos desafios na iniciativa privada brasileira”.
O novo secretário está no Ministério de Minas e Energia desde janeiro de 2020, quando foi nomeado diretor do departamento de Política de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural.
Bastos da Silva é formado em Geologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e tem mestrado na mesma área pela Universidade Federal Fluminense (UFRJ).
LEIA MAIS > Sicoob Cocred inaugura nova sede administrativa com 8.700 m²
De 2005 a 2019, foi servidor de carreira da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), tendo exercidos várias funções, como superintendente de exploração, coordenador de geologia e geofísica e assessor de diretoria.