
O atual presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana-de-Açúcar (Unida) e primeiro vice-presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Pedro Tavares Campos Neto foi apresentado, nesta quinta-feira (18), em Brasília, ao Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Carlos Fávaro, como o novo presidente da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool, do Ministério da Agricultura.
O nome de Pedro Neto, que substitui o atual presidente da SIAMIG, Mário Campos, teve o aval de entidades como a Unica, Feplana, OCB, Embrapa, CNA, Siamig, Bioenergia, Sindaçucar-PE, Sindaçucar-AL, Sindalcool-PB, Sifaeg e outros órgãos de classe. O novo mandato compreende o período 2024/2026. A Câmara Setorial é um fórum de discussões, no qual estão presentes entidades representativas do Estado e da iniciativa privada.
“Fico muito lisonjeado de ter tido meu nome lembrado e referendado por essas entidades de classe que tão bem representam o nosso setor e agradeço a confiança, não somente pela parte dos produtores, mas, também, dos industriais. Sei da responsabilidade que é presidir a Câmara Setorial e mais ainda suceder a Mário Campos, que é referência e exemplo para todos nós”, afirmou Pedro Neto.
LEIA MAIS > Sustentabilidade é diversidade

“Pedro Neto desponta como um líder desta nova geração de produtores canavieiros e tem maturidade, e apesar de bem jovem, tem experiência e competência, além de um profundo conhecimento do setor. Acredito que não poderíamos estar em melhores mãos”, destacou o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba, José Inácio de Morais que esteve junto com Pedro Neto na apresentação ao ministro Carlos Fávaro.
O novo presidente deve encarar temas de grande importância para o segmento, a exemplo da inclusão de pautas ligadas ao setor, como o Programa Nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), o uso dos biocombustíveis, o Projeto de Lei nº 4.516/23, conhecido como o PL do Combustível do Futuro, entre outras pautas de interesse do setor.