Durante o mês de fevereiro, a NovAmérica Agrícola iniciou o plantio de cana-de-açúcar do ano safra 2023/24. Realizado em uma área de aproximadamente 4.275 hectares, o plantio ocorrerá por cerca de 120 dias, tendo que 670 colaboradores envolvidos diretamente na operação, sendo elas da parte agrícola e produção.
A expectativa é de que o Índice de Uniformidade de Plantio – IUP, indicador que avalia a brotação final da cana, chegue aos 95%, número já alcançado pela empresa na safra 2022/23. Segundo a companhia, até o momento, o desafio está em performar o plantio, pois o mês de fevereiro teve registro acumulado de 220mm de chuva e as áreas de soja ainda não iniciaram a colheita.
LEIA MAIS > Produção de biogás aumenta 21,3% em 2022
A usina realizar ainda, este ano, mais um teste com a cortadeira de muda, que também foi testada no plantio passado, gerando sugestões de melhorias à fabricante. O equipamento promete auxiliar no desempenho da desdobra de MEIOSI, uma vez que não terão dificuldade de atingimento da taxa de desdobra.
Também serão avaliados benefícios agronômicos e operacionais em duas áreas na qual a NovAmérica plantará cana em cima de “mix de cobertura”, um manejo que alia conservação do solo, ciclagem de nutrientes, aumento de matéria orgânica e diversidade de microrganismos no solo.
Para Máyra Martins, gerente de Produção Agrícola da usina, “o sucesso do plantio está associado ao cumprimento dos parâmetros técnicos, operacionais e agronômicos, bem como a integração de todas as áreas. Embora tenhamos 670 pessoas envolvidas diretamente, há tantas outras áreas da companhia que participam conosco indiretamente, como por exemplo: suprimentos, almoxarifado, planejamento, segurança do trabalho, DHO, entre outras. Em resumo, o resultado final é fruto da participação e empenho de todas as áreas, somos todos produtores de cana”.
LEIA MAIS > O que 2023 reserva para o setor, segundo diretor da UNICA
A expectativa atual é de que o período de plantio siga até o dia 31/05/2023, podendo estender devido às condições climática e eficiência nos próximos meses.