A Inpasa anuncia nesta terça-feira (10) o projeto de instalação de sua oitava biorrefinaria, desta vez na cidade de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia. O local é conhecido pela vocação ao agronegócio, com destaque para a produção de soja, algodão, milho e sorgo. Com a chegada da indústria, haverá um estímulo, ainda maior, para o incremento produtivo através do avanço tecnológico e aumento na liquidez da produção.
A unidade receberá um investimento estimado de R$ 1,2 bilhão para uma capacidade de processamento anual de 1 milhão de toneladas de grãos. A produção contempla 460 milhões litros/ano de Etanol, 230 mil toneladas/ano de DDGS, 23 mil toneladas/ano de óleo vegetal, 200 Gwh ao ano de energia elétrica.
Entre os desafios para a construção da nova unidade, está o desenvolvimento do cultivo de segunda safra de milho e sorgo; fomento ao uso da proteína vegetal proveniente da transformação de grãos; desenvolvimento da cadeia de fornecimento de biomassa; estímulo ao consumo de etanol no estado e incentivo ao desenvolvimento de toda cadeia de suprimentos e de mão de obra.
A instalação da Inpasa impacta diretamente na economia do município. Serão cerca de 2.5 mil empregos durante a obra e mais de 450 empregos diretos com o início das operações. Para viabilizar o empreendimento serão envolvidos cerca de 200 fornecedores diretos e mais de 10 mil cargas transportadas.