Mercado

Nova fábrica de açúcar da Usina Caeté fica pronta em março

Para a próxima safra, a Usina Caeté estima que sejam processadas 2,2 milhões de toneladas de cana na unidade, com uma produção de 16 mil sacos de açúcar/dia

Equipe da Copersucar visita futuras instalações da unidade
Equipe da Copersucar visita futuras instalações da unidade | Divulgação

A unidade Paulicéia da Usina Caeté, localizada no município de Itaim Paulicéia, região do oeste paulista, deverá ter suas obras concluídas no mês de março.

Com um investimento de R$ 200 milhões, a nova instalação produzirá açúcar VHP (Very High Polarization), um produto com alta pureza destinado principalmente à exportação.

Com a finalização das obras, em fase avançada, no mês de março, a expectativa é que a inauguração oficial da fábrica de açúcar da usina seja realizada com a tradicional missa de início de moagem, marcando o começo da safra.

A estimativa da usina para a próxima safra, é que sejam processadas 2,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, com uma produção de 16 mil sacos de açúcar VHP por dia, o equivalente a 800 toneladas.

Segundo Glênio Fireman, superintendente agroindustrial da Unidade Paulicéia, este é um momento significativo na história da unidade, que completará 15 anos de operação.

“Estamos confiantes de que essa nova fábrica abrirá portas para novos mercados e oportunidades”, afirmou Fireman.

Visita da equipe Copersucar à usina da Caeté

A iniciativa foi elogiada pela equipe da Copersucar, cooperativa à qual a usina é associada. No último dia 9, integrantes dos setores de Sustentabilidade e Comunicação da Copersucar visitaram o empreendimento, incluindo a diretora Priscilla Cortezze e o gerente Yugo Matsuda.

“Saímos muito impressionados com o que vimos aqui. Agradecemos pela hospitalidade e pela transparência durante a visita”, destacou Matsuda.

A produção de açúcar deverá começar já no início da safra 2025/2026, reforçando o papel da usina como protagonista no mercado internacional.