A participação das mulheres nos negócios tem crescido cada vez mais e o trabalho feminino vem se destacando em diferentes etapas do processo produtivo. Conforme identificou o Censo Agropecuário de 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase um milhão de mulheres são responsáveis pela gestão de propriedades rurais no país, de um universo de 5,07 milhões.
“Temos observado que as decisões sobre a gestão das propriedades têm sido compartilhadas entre os familiares e o número de mulheres à frente delas e de organizações rurais tem aumentado. Ao analisarmos o cenário atual do agro, identificamos regramentos específicos, os quais exigem constante aprendizado, dedicação e atualização”, disse Márcia Moraes, socióloga da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, que atua na Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS).
Neste contexto, a socióloga ressalta que é imperativo que as propriedades rurais tenham uma gestão profissional como condição para se manter sustentável como atividade econômica. Sendo assim, é possível dizer que, por suas habilidades transversais, as mulheres, quando não gerenciam, agregam habilidades e experiências na gestão dos negócios, buscando conhecimentos e novas formas de atuação, desde a produção até a comercialização”, afirmou.
LEIA MAIS > Cinco mulheres e o segredo da eficiência profissional
Nas unidades produtoras de açúcar e etanol, a presença das mulheres também já é significativa. Para demonstrar em detalhes como a participação e a eficiência das mulheres no setor bioenergético, a próxima Quarta Estratégica JornalCana, que acontece amanhã, 10/03, às 19h, conta com um painel especial. Estarão presentes:
- Ana Oliveira, gerente de engenharia corporativa de processos da BP Bunge;
- Chris Morais, Produtora rural da região de Barretos e uma das organizadoras do Tratoraço: dizer não ao ICMS / SP;
- Daniela Petribu, presidente da Usina Petribu;
- Inês Janegitz, gerente agrícola da Usina Atenas;
- Thais Fornicola, diretora agroindustrial da Raízen.
Patrocínio:
- AxiAgro – Inteligência e Conectividade – Otimizar o uso de máquinas e equipamentos é estratégico para a competitividade das usinas. Neste sentido, não deixe de conhecer a AxiAgro, Solução de tecnologia e inteligência para extrair a máxima performance das operações agrícolas. Confira no site: AxiAgro.com.br
- GDT by Pró-Usinas – Reduza os custos e o riscos na gestão de terceiros da sua usina!
A Pró-Usinas traz com exclusividade o software GDT de Gestão de Documentação de Terceiros, totalmente Saas, que automatiza o fluxo de auditoria e validações, cabendo aos terceiros a tarefa de alimentar as informações e documentos no sistema. - HRC — Conheça o Clean Cut, programa de desenvolvimento de alta performance da colheita mecanizada.
- Project Builder — Todas ferramentas de gestão de projetos e colaboração num só lugar. Conheça já!
- S-PAA Soteica – Software de Otimização em Tempo Real presente em mais de 50 usinas, que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, gerando ganhos superiores a R$ 1/tc. Saiba mais no site usina40.com.br