Morreu na última quinta-feira, dia 10, aos 92 anos, Therezinha Meneguetti Seghezzi. Therezinha era viúva do pioneiro Alberto Seghezzi, falecido em 2011, e mãe de Antonio Roberto (in memoriam), Edner, Carlos Roberto (in memoriam), Ivan, Júlio Batista e Marcos Alberto Seghese. Ela deixa também sete netos e duas bisnetas.
Nascida em Quatá – SP, Therezinha e a família chegaram a Maringá em 1946, compraram terras onde hoje é o distrito de Iguatemi e por anos cultivaram café e cana.
LEIA MAIS > Manutenção agroindustrial: profissionais debatem o desafio de integrar indústria e automotiva
A vida da família mudou quando o irmão mais velho, Felizardo, montou um pequeno alambique, que mais tarde passou a produzir açúcar e a família fundou a Usina de Açúcar Santa Terezinha. O nome é homenagem a Therezinha, a única mulher de seis irmãos.
A usina cresceu e Therezinha, que foi morar em Paiçandu, entrou para a política e foi eleita para a prefeitura nas eleições de 1982, permanecendo até 1989, um mandato de seis anos. Ela foi a única mulher a governar Paiçandu e a primeira a assumir uma prefeitura no noroeste paranaense.