Usinas

Minas alcança moagem de quase 68 milhões de toneladas de cana na atual safra

O presidente do Siamig avalia que em 2023 haverá uma retomada no mercado de etanol

Minas alcança moagem de quase 68 milhões de toneladas de cana na atual safra

Segundo a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG), a safra 2022/23, já finalizada no Estado mineiro, totalizou uma moagem de quase 68 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, com uma produção de 2,87 bilhões de litros de etanol, sendo 1,3 bilhões de litros de etanol anidro e 1,56 bilhões de litros de etanol hidratado. Quanto à produção de açúcar, foram produzidas 4,56 milhões de toneladas.

Na avaliação de Mário Ferreira Campos Filho, presidente da SIAMIG, os números apontam uma importante recuperação da produção no Triângulo Mineiro. “Já as demais regiões sofreram ainda com impacto muito forte das questões climáticas“. Campos acredita que na próxima safra deverá haver uma recuperação. “Para 2023 estamos esperando uma recuperação já que as chuvas estão indo bem em todas as regiões do Estado”.

LEIA MAIS > Road Show da Transformação Digital passa pelo Grupo Olho D’Água e avalia Otimização em Tempo Real

Segundo Campos, 2022 foi um ano de muitos desafios. “Foi um ano desafiador. Destaco a união de todos do setor, para que pudéssemos reagir aos impactos que tivemos, como a mudança tributária, alterações no RenovaBio“. Segundo ele essa reação possibilitou importes conquistas. “Conseguimos reagir e aprovar uma Emenda, que trouxe o etanol para o capítulo ambiental da nossa Constituição e trouxe um diferencial tributário muito importante”, disse.

Campos acredita que a próxima safra deverá ser muito produtiva para o setor sucroenergético em Minas Gerais. “Para 2023 a expectativa é de que possamos retomar o mercado de etanol, que a gente consiga ser ainda mais forte e eficiente no segmento de açúcar. E também que continuemos a implementar nossa agenda ESG, nossa sustentabilidade que está no nosso DNA, no nosso sangue”, destaca Campos.

Na segunda-feira, dia 12, representantes do setor sucroenergético em Minas Gerais se reuniram, em Belo Horizonte, com o governador Romeu Zema e o secretário-geral e vice-governador eleito, Professor Mateus. Na oportunidade, foram apresentados ao Executivo estadual o desempenho da área nos últimos quatro anos.

LEIA MAIS > Bevap Bioenergia é eleita uma das melhores empresas para trabalhar

Dentre os principais resultados gerados pelo setor, está a produção de cana-de-açúcar, que saltou de 63 milhões de toneladas (safra 2018/19) para 68 milhões de toneladas, safra 2022/23. Com isso, unidades produtoras que estavam fechadas foram reativadas e o setor gerou, no período, mais de 20 mil empregos diretos e indiretos, em 109 municípios canavieiros.

A reunião foi marcada por diversas pautas importantes do setor, dentre elas, o potencial de Minas Gerais em relação a produção de biogás, pauta ressaltada pelo presidente da SIAMIG, Mário Campos.