O pesquisador da Embrapa Miguel Ivan Lacerda de Oliveira recebeu o Prêmio Norman Borlaug – Sustentabilidade nesta segunda-feira (7), durante o 22º Congresso Brasileiro do Agronegócio.
O ex-diretor do departamento de biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), é conhecido como pai do RenovaBio, Oliveira o responsável pela construção e coordenação do programa. A homenagem foi entregue por Evandro Gussi, presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).
“Quando ocupamos um cargo público, muitas vezes sacrificamos a nossa vida pessoal. Por trás desse sacrifício está a crença de que vamos fazer a diferença, que estamos construindo para o mundo algo melhor. É uma escolha sobre se doar, quase um ato de fé. A pequena diferença que faço é em conjunto com pessoas que acreditaram em mim e apoiaram”, afirmou.
Já o Prêmio Ney Bittencourt de Araújo – Personalidade do Agronegócio foi entregue à José Luiz Tejon Megido, jornalista especialista em agronegócio, que recebeu a condecoração de Roberto Rodrigues, presidente da Academia Brasileira de Ciências Agronômicas (ABCA).
“A nossa responsabilidade ao receber esse prêmio cresce quando percebemos que as realidades do agro brasileiro são muito maiores que a sua percepção. Se você não conquista corações, não chega ao cérebro. Pode haver as melhores razões científicas e fundamentadas, mas se não tocar o coração das pessoas, não há mensagem transmitida”, afirmou.