Usinas

Mato Grosso do Sul amplia produção de etanol de milho

A estimativa para a safra 2023/24 é que sejam produzidos 1,14 milhões de metros cúbicos de etanol

Mato Grosso do Sul amplia produção de etanol de milho

Levantamento realizado pela Unem (União Nacional do Etanol de Milho) aponta que a produção de etanol de milho em Mato Grosso do Sul na safra 2022/23 foi a segunda maior do Brasil.

De acordo com a entidade, a produção de apenas uma usina em operação no Estado correspondeu a 21,91% do volume de etanol de milho produzido no país na safra do ano passado.

“Foram 0,71 milhões de metros cúbicos produzidos em Mato Grosso do Sul na safra 2022/23, dentro de uma produção total de 4,38 milhões de metros cúbicos do combustível no país.

Segundo a Unem, a estimativa para a safra 2023/24 é de 1,14 milhões de metros cúbicos de etanol de milho produzidos ainda por apenas uma das usinas de etanol instaladas no Estado.

LEIA MAIS > Grupo Fitotécnico IAC realizará sua 2a reunião do ano nesta terça-feira (25)

A Neomille, em Maracaju, vai iniciar sua produção até o final de 2023, enquanto a Inpasa, em Dourados, já está em operação e pleno funcionamento”, informou o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Além de Mato Grosso do Sul, outros quatro estados brasileiros produzem etanol de milho, hidratado e anidro. Mato Grosso lidera o ranking da produção do biocombustível, seguido por MS, GO, PR e SP. Ao todo, o país já conta com 20 usinas de etanol em operação, com capacidade instalada de 6 milhões de metros cúbicos na safra 2023/24.

LEIA MAIS > Seminário CanaMS reúne técnicos de usinas de vários estados

De acordo com a Biosul, a produção total de etanol em Mato Grosso do Sul na safra 2022/23 chegou a 3,2 bilhões de litros, volume 33% maior em relação à safra passada, já com a participação do etanol de milho.

Segundo o presidente da Unem, Guilherme Nolasco, o Brasil possui produção de cereal para atender tanto o mercado interno, incluindo a indústria de etanol, quanto ao mercado externo, cuja previsão é adquirir cerca de 50 milhões de toneladas.

As projeções de produção do cereal no país nesta safra 2022/23 apontam para cerca de 125 milhões de toneladas, das quais em torno de 46 milhões de toneladas oriundas somente de Mato Grosso.