Usinas

Jean-Paul Prates é indicado para a presidência da Petrobras

Indicado critica atual política de preços usada pela estatal e sugere mudanças

Jean-Paul Prates é indicado para a presidência da Petrobras

O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, enviou, nesta quinta-feira (12/01), ofício  à Petrobras confirmando a indicação do senador Jean Paul Prates (PT-RN) para exercer os cargos de Presidente e de membro do Conselho de Administração da empresa.

O nome do indicado foi aprovado pela Casa Civil da Presidência da República, conforme dispõe o art. 22, inciso II, do Decreto nº 8.945, 27 de dezembro de 2016.

Agora, o nome do senador precisa ser aprovado pelo Conselho de Administração da empresa e referendado pela Assembleia Geral dos Acionistas.

LEIA MAIS > ANP aprova resolução sobre inclusão de operação para emissão de CBIOs

Na avaliação do futuro presidente da estatal, a metodologia de preços usada pela Petrobras precisa ser revista com o objetivo de reduzir o valor dos combustíveis pagos pelos consumidores. Assim, promover a “desdolarização” do combustível, abolindo a atual Política de Preços por Paridade de Importação (PPI), que direciona os preços da gasolina, do etanol e do diesel a acompanhar a variação do valor do barril de petróleo no mercado internacional.

Prates foi eleito como primeiro suplente de Fátima Bezerra, em 2014. Ele assumiu o cargo no Senado Federal, em janeiro de 2019, depois que a titular renunciou para assumir o governo do Rio Grande do Norte. Seu mandato como senador se encerra em 31 de janeiro deste ano.

A presidência da Petrobras está sendo ocupada interinamente por João Henrique Rittershaussen desde 4 de janeiro deste ano, quando o então presidente, Caio Paes de Andrade, renunciou ao cargo.