Usinas

Instrumentos de crédito privado trazem mais recursos para o agro

Em 2022, o patrimônio líquido dos fundos cresceu mais de 540%

Instrumentos de crédito privado trazem mais recursos para o agro

Os Fundos de Investimentos em Cadeias Agroindustriais (FIAGROS) movimentam mais de R$ 17 bilhões ao ano em investimentos.

Segundo dados Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitai (Anbima), nos dois primeiros meses deste ano, os FIAGROS alcançaram o valor de R$ 11,1 bilhões. Em 2022, o patrimônio líquido dos fundos cresceu mais de 540%.

“Já temos 44 fundos registrados na B3 e esperamos que outros possam surgir a partir da Agrishow, vindos de setores como locação de máquinas, armazenagem e logística“, disse o deputado federal Arnaldo Jardim, durante o evento “Agro e o mercado de capitais”, realizado pelo Instituto Brasileiro do Direito do Agronegócio (IBDA), Instituto Pensar Agropecuária (IPA) e a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em meio à realização da Agrishow 2023 – 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que vai até sexta-feira, dia 5 de maio.

LEIA MAIS > Adubo organomineral pode reduzir dependência de fertilizantes importados

Renato Buranello

O presidente do IBDA, Renato Buranello, ressaltou que a criação dos Fundos de Investimentos em Cadeias Agroindustriais (FIAGRO) foi um divisor de águas para ampliar as fontes financiadoras do agronegócio. “O crédito privado precisa somar-se ao mercado bancário e se transformar em mais um instrumento de financiamento, com melhores prazos e taxas”, disse.

Já o deputado estadual Itamar Borges ressaltou a importância da Agrishow para reunir e apontar as demandas da cadeia produtiva do agronegócio brasileiro. “Eventos como estes mostram a força das instituições e órgãos que se organizam em benefício do agro brasileiro”, destacou.

A Agrishow é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB – Sociedade Rural Brasileira.