
A Inpasa Brasil, referência como a maior empresa transformadora de cereais em energias limpas e renováveis da América Latina, nesta terça-feira (5), lançou a pedra fundamental para a instalação de sua quinta unidade na região nordeste, no município de Balsas no Maranhão.
A nova planta industrial está projetada para processar um milhão de toneladas de cereais, resultando na produção de 460 milhões de litros de etanol, 230 mil toneladas dos chamados grãos de destilaria (DDGS), 23 mil toneladas de OIL Premium e 200 GWH/ano de energia elétrica.
Os impactos econômicos e sociais do empreendimento já poderão ser vistos desde a fase de construção da fábrica, quando serão criados 2.500 empregos, injetando uma considerável quantidade de vagas de trabalho e renda na localidade.
LEIA MAIS > “Brasil pode ser líder na produção de biocombustível de segunda geração”, diz CEO do Grupo BBF

Para o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, é um “dia de comemoração, um dos maiores investimentos do Brasil. Uma nova indústria, empregos, fortalecendo o agronegócio em toda essa região, agrega valor, gera salários maiores na indústria e promove o desenvolvimento na região”, afirmou o vice-presidente durante a cerimônia de lançamento.
LEIA MAIS > Cias aéreas apostam no SAF de etanol para redução de emissões

Ele também agradeceu aos incentivos fiscais do governo do estado para que a indústria ali se instalasse. O governador do Maranhão, Carlos Brandão, disse não ter poupado esforços para isso. “Não posso perder a oportunidade de trazer essa empresa que vai gerar 2500 empregos inicialmente e mais 1.500 depois”, celebrou.
LEIA MAIS > Resiliência do mercado de açúcar e o papel da Tailândia

O investimento inicial do projeto será de R$1.2 bilhões, podendo chegar até R$2.5 bilhões. A unidade irá processar 1 milhão de toneladas de cereais para uma produção de 460 milhões de litros de etanol, 230 mil toneladas de DDGS, 23 mil toneladas de OIL Premium e 200 GWH/ano de energia elétrica.