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Inpasa compra 50 vagões e amplia distribuição de etanol via ferrovia

Serão transportados 1,01 bilhão de litros ao ano, reduzindo em até 60% a emissão de CO2

Inpasa compra 50 vagões e amplia distribuição de etanol via ferrovia

O Grupo Inpasa, que é responsável pela produção de 3,5 bilhões de litros de etanol de milho no Brasil, equivalente a 10% da produção nacional do biocombustível, vai mais que dobrar a capacidade de movimentação do combustível pelo modal ferroviário.

Com a aquisição de 50 vagões e 2 locomotivas, que serão operacionalizadas pela Rumo, num investimento de aproximadamente R$ 100 milhões, serão transportados um volume de 1,01 bilhão de litros ao ano.

Atualmente, o grupo entrega etanol para 23 estados brasileiros e outros quatro continentes, por meio dos modais rodoviário, dutoviário, fluvial, marítimo e ferroviário. Com a aquisição de vagões próprios, a empresa além de ampliar a distribuição por trilhos, vai reduzir em até 60% as emissões de CO2.

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Segundo o vice-presidente do grupo, Rafael Augusto Ranzolin, apesar dos grandes investimentos em logística, o pilar estratégico da empresa consiste na verticalização. “Temos o etanol que atende ao mercado internacional, a proteína, nosso óleo de milho, com nossa indústria em Dourados, e também energia elétrica limpa, produzida em nossas unidades, investindo também em energia solar”, destacou Ranzolin.

Os vagões e locomotivas, desenvolvidos e fabricados pela Greenbrier Maxion, serão operados pela Rumo pelo prazo de 10 anos, durante o período de locação da Inpasa, e após esse período a concessionária terá um ativo para uso por 30 anos. Os materiais rodantes devem trafegar no trecho entre Rondonópolis – MT e Paulínia – SP, percorrendo aproximadamente 1,2 mil km, até chegar em um dos maiores mercados consumidores de combustíveis do Brasil – São Paulo. O trecho a ser percorrido pela via ferroviária representa 17 mil viagens de caminhões por ano nas estradas do país.

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O grupo é responsável por 10% do mercado nacional brasileiro de etanol, o que corresponde a 5,9 milhões de automóveis abastecidos. Além disso, são 100 milhões de litros exportados ao ano com certificação EU RED para todos os países da União Europeia e Japão. “Por meio da ferrovia, vamos otimizar o custo logístico e dar mais segurança ao transporte e entrega aos clientes”, afirma o diretor comercial de etanol da Inpasa Brasil, Gustavo Mariano Oliveira.

Oliveira lembra também que o desafio logístico, inclui a recepção de 7.5 milhões de toneladas de milho por ano, 1.8 milhões de toneladas de DDGS movimentado, 180 mil toneladas de óleo de milho e mais esses 3.5 bilhões de litros de etanol. “Para poder movimentar tudo isso a gente dispõe de todos os modais na verdade né hoje nós temos aí o rodoviário, ferroviário, fluvial, marítimo e também o dutoviário”, informa Oliveira.

“A Inpasa, que é a maior produtora de etanol da América Latina e líder no fornecimento do biocombustível no país, conforme dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), tem apostado em modais mais eficientes e ecológicos. Nosso propósito é ser referência mundial em energias limpas e renováveis”, reforça o presidente do grupo, José Lopes.

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Para a Rumo, este é mais um importante passo para a agenda de crescimento da companhia e para contribuir com a viabilização da infraestrutura logística e a redução de custo de transporte da Inpasa, que já é parceira da concessionária desde 2021. “Estamos falando de um modelo inovador que decidimos estabelecer com nossos parceiros desde 2022”, afirma o vice-presidente Comercial da Rumo, Pedro Palma.

Como a vida útil dos vagões é estimada em 40 anos, a Rumo deverá ter um ativo para uso por 30 anos após o período de término da locação pela Inpasa. A manutenção dos vagões é de responsabilidade da operadora. Além de representar um passo estratégico comercial, a parceria com a Inpasa vai de encontro aos planos de crescimento da Rumo no mercado de biocombustíveis.

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