Usinas

India antecipa aumento do percentual do etanol adicionado à gasolina

A porcentagem de 20% prevista para 2025 deverá ser aplicada agora em 2023

India antecipa aumento do percentual do etanol adicionado à gasolina

Em visita à Índia, o ex-ministro da Agricultura, Antonio Cabrera, informou que o país deverá antecipar  o aumento do percentual de etanol adicionado à gasolina. Atualmente a mistura, se concentra na casa dos 10% e a previsão era de elevar essa porcentagem para 20%, apenas em 2025.

“Mas o governo indiano anunciou a antecipação desta medida que passará a vigorar agora em 2023”, informa Cabrera, que avalia que a decisão provocará um impacto “que irá chacoalhar o mercado mundial“, além de abrir novas oportunidades para o setor bioenergértico brasileiro.

“Isso significa que a Índia vai precisar de 12 bilhões de litros adicionais, é um  impacto gigantesco. Como se não bastasse isso, o ministro das rodovias e do transporte anunciou também aqui na Índia que eles vão começar a ter um carro flex. Eles estão começando a financiar destilarias aqui na Índia, ou seja, é  como se tivesse nascendo um pró álcool aqui na Índia”, afirma Cabreira.

LEIA MAIS > Ministro de Petróleo e Gás da Índia ressalta importância do etanol no processo de descarbonização

“Na Índia você tem 53 milhões de agricultores produzindo cana-de-açúcar. Para você ter uma noção o tamanho médio aqui é 2 a 3 hectares e cada produtor entrega mais ou menos em média cinco toneladas de cana. Então você consegue imaginar o impacto social que a cana-de-açúcar tem aqui na Índia. Agora o que é importante é que a safra de cana indiana é complementar ao Brasil. Nós não somos concorrentes. Quando estamos terminando a nossa safra em novembro, a Índia está começando a safra dela. Ou seja, Índia e Brasil são complementares no que diz respeito à cana-de-açúcar “, explica Cabrera.

Para realçar a importância da cultura para a economia brasileira, Cabrera cita o sociólogo Gilberto Freyre que disse que o Brasil nasceu em um canavial. “Dizendo isso ele queria enfatizar a importância da cana-de-açúcar na nossa história, na nossa cultura de uma maneira geral. Eu diria que a cana-de-açúcar é o nosso ‘ouro verde’, porque  está deixando de ser uma commodities agrícola e se transformando numa commodity energética, até porque para cada um hectare que a gente planta de cana-de-açúcar, a gente está produzindo em média 60 barris equivalentes de petróleo“, concluiu Antonio Cabrera.