Usinas

Hidratado recua mais 6% e anidro, 7% na semana

A pressão vem principalmente da oferta elevada

(Foto Agência Brasil)
(Foto Agência Brasil)

Os preços do etanol seguem em queda no mercado spot paulista. Na última semana (de 11 a 15 de dezembro), o Indicador CEPEA/ESALQ do hidratado fechou na média de R$ 1,8588/litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), forte recuo de 6,14% frente à da semana anterior.

Para o anidro, a baixa foi ainda mais expressiva no período, de 7,04%, com o Indicador a R$ 2,1337/litro (líquido de PIS/Cofins).

Segundo pesquisadores do Cepea, a pressão vem principalmente da oferta elevada. Além do maior volume produzido nesta temporada 2023/24, as vendas de biocombustíveis nas bombas abaixo do esperado, mesmo com vantagem frente à gasolina, e as desvalorizações externas do petróleo reforçam o movimento de queda nos preços domésticos do etanol.

LEIA MAIS > Grupo de Trabalho é criado pelo CNPE para estudar a viabilidade técnica da elevação do percentual de etanol na gasolina de 27,5% para 30% (E30)

Do lado das distribuidoras, o interesse seguiu baixo nos últimos dias – essas empresas ainda trabalham com estoques adquiridos em outros períodos, com novos negócios pontuais sendo realizados a valores menores para retiradas mais estendidas. Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)

Banner Revistas Mobile