O Grupo Tracbel está ampliando sua presença no setor agrícola com o lançamento da Tracbel Agro, uma nova divisão de negócios dedicada exclusivamente a soluções, máquinas e implementos agrícolas.
Recentemente, a empresa assumiu a concessão de mais 10 concessionárias da John Deere no interior de São Paulo, elevando para 16 o número total de lojas agrícolas da marca sob sua gestão, com cobertura em mais de 200 municípios.
“Esta iniciativa marca a continuidade do nosso projeto de expansão no mercado agropecuário”, afirmou Gidalto Santos, CEO do Grupo Tracbel, nesta terça-feira (27), em evento para
A ampliação da atuação é um marco significativo para a Tracbel, uma das principais distribuidoras de máquinas pesadas e veículos comerciais do Brasil.
“Estamos fortalecendo nossa presença no agronegócio brasileiro, um setor de grande impacto econômico. Com a Tracbel Agro, integramos recursos, equipe e estratégias para atender às demandas do setor agrícola”, explica Victor Franco, CEO da Tracbel Agro. “Nosso objetivo é oferecer tecnologia de ponta e contribuir para o aumento da produtividade e rentabilidade dos produtores rurais”, acrescenta.
LEIA MAIS > Tebe irá premiar duas usinas com kit de monitoramento online grátis por toda a safra 2023/24
A administração do Grupo demonstra otimismo em relação ao potencial da nova área. Ribeirão Preto é o epicentro de uma região altamente profissionalizada no agronegócio e comprometida com o desenvolvimento sustentável, um valor fundamental para a Tracbel.
A cidade abriga um importante cluster de usinas de etanol e açúcar e diversos produtores agrícolas, que cultivam cana-de-açúcar, laranja, grãos, café, entre outras culturas. Além disso, a região conta com um ecossistema diversificado de agroindústrias, cooperativas e empresas de insumos agrícolas, que orbitam em torno do agronegócio.
A criação da Tracbel Agro é o terceiro movimento estratégico do Grupo nessa direção. No final de 2021, a empresa tornou-se a principal acionista da Itaeté Máquinas, uma concessionária John Deere com seis unidades no Noroeste do Estado de São Paulo. Entre as aquisições do Grupo está a Colorado, uma das concessionárias mais tradicionais da região de Ribeirão Preto.
LEIA MAIS > Cerradinho BioEnergia esclarece compromissos financeiros e estratégias para o futuro
Desta forma, a Tracbel Agro nasce com os 550 funcionários que já trabalhavam nas 16 lojas e com planos de aumentar a equipe. Estima-se uma área de cultivo de mais de 3 milhões de hectares, com destaque para a cana-de-açúcar, grãos, citros, café e pecuária, nas regiões onde as unidades estão instaladas.
Para Marcelo Lopes, diretor de Vendas da John Deere, a região onde a Tracbel atua é crucial para o mercado de cana. “A Tracbel possui quase metade da participação no mercado de cana-de-açúcar do Brasil e a maior parte do mercado no Estado de São Paulo. Portanto, é fundamental para o sucesso da estratégia da John Deere nessa região”, afirma Lopes.
LEIA MAIS > Tereos anuncia expansão na produção de açúcar e investimentos em sustentabilidade
Lopes também destaca a importância da agricultura de precisão para aumentar a produtividade no campo.
“A quantidade de dados gerados por uma colheitadeira durante a colheita de grãos é impressionante. Já introduzimos, há alguns anos, a capacidade de mapear a produtividade agrícola da cana-de-açúcar, um avanço significativo. Embora haja uma curva de aprendizado com qualquer nova tecnologia, estou certo de que a agricultura de precisão trará ganhos substanciais de produtividade”, ressalta.
Além disso, a unidade de negócios agrícolas do Grupo Tracbel está inaugurando uma nova Central de Serviços e Treinamento em Bebedouro – SP. Estrategicamente localizada para atender clientes de cerca de 200 municípios na região, a nova unidade oferece 4,2 mil m² de instalações modernas e representam um compromisso contínuo com a excelência no atendimento aos agricultores e no treinamento de técnicos e operadores.