Usinas

GranBio e Honeywell produzirão combustível de aviação sustentável neutro em carbono

SAF será feito a partir de resíduos de biomassa na próxima planta de demonstração da GranBio nos EUA

GranBio e Honeywell produzirão combustível de aviação sustentável neutro em carbono

A GranBio Technologies e a Honeywell anunciaram na quarta-feira (11) que combinarão a tecnologia de Ethanol to Jet (ETJ) da Honeywell com a tecnologia AVAP de etanol celulósico da GranBio para produzir combustível de aviação sustentável (SAF) neutro em carbono, feito a partir de resíduos de biomassa na próxima planta de demonstração da GranBio nos EUA.

O processo AVAP patenteado da GranBio converte biomassa, incluindo resíduos florestais e agrícolas, em açúcares puros, de baixo custo e baixa intensidade de carbono, lignina e nanocelulose e viabiliza a produção de SAF neutro em carbono.

Os açúcares celulósicos são convertidos então em SAF, por meio da tecnologia ETJ da Honeywell, e em coprodutos bioquímicos por meio de um processo separado.

LEIA MAIS > Evandro Gussi conquista o troféu “Ethanol Man of the Year” no MasterCana Award

Usando etanol derivado de biomassa florestal do processo AVAP como matéria-prima, o combustível de aviação produzido a partir do processo de etanol para combustível de aviação da Honeywell pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 100% com base no ciclo de vida total, em comparação com o combustível de aviação à base de petróleo.

“Combinar nossa experiência em biorrefinaria com a experiência da Honeywell no desenvolvimento e dimensionamento de tecnologias de combustível ajudará a garantir as metas de fornecimento de SAF, ao mesmo tempo que apoiará a missão da GranBio de fornecer soluções integradas de cadeia de valor em todo o mundo para SAF neutro em carbono a partir de biomassa”, disse Bernardo Gradin, CEO da GranBio.

“Por conta dos vastos resíduos florestais e agrícolas disponíveis para matérias-primas, há um enorme potencial para modernizar instalações ociosas de celulose e papel nos EUA, revitalizando as cadeias de valor florestais e a produção rural com grande impacto social, ambiental e econômico”, acrescenta.

LEIA MAIS > Para especialistas, renda do petróleo deve financiar transição energética

“A matéria-prima de baixo carbono da GranBio, aliada à experiência em SAF da Honeywell, ajudará a descarbonizar as viagens aéreas”, diz José Fernandes, presidente da Honeywell Performance Materials and Technologies para a América Latina.

A AVAPCO, subsidiária da GranBio, foi selecionada pelo Departamento de Energia dos EUA para receber uma doação de US$ 80 milhões para apoiar a planta de demonstração que produzirá aproximadamente 2 milhões de galões por ano de SAF no início das operações em 2026. A Honeywell agora oferece soluções em uma variedade de matérias-primas para atender à crescente demanda por combustíveis renováveis, incluindo SAF.

Banner Revistas Mobile