O Governo Federal lança nesta sexta-feira (11) o Plano Nacional de Fertilizantes (PNF). A cerimônia ocorrerá às 11h, no Salão Nobre do Palácio do Planalto. Estão previstas as presenças do presidente da República, Jair Bolsonaro, e as dos ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; de Minas e Energia, Bento Albuquerque; da Economia, Paulo Guedes; e a do Secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR), Flávio Rocha.
O Plano Nacional de Fertilizantes (PNF) será uma referência para o planejamento do setor de fertilizantes nas próximas décadas, promovendo o desenvolvimento do agronegócio nacional, com foco nos principais elos da cadeia: indústria tradicional, produtores rurais, cadeias emergentes, novas tecnologias, uso de insumos minerais, inovação e sustentabilidade ambiental.
LEIA MAIS > DATAGRO estima uma moagem de 562 milhões de toneladas na safra 2022/23 na região Centro-Sul
Será, também, uma importante ferramenta para reduzir a dependência do Brasil em relação aos fertilizantes importados e, consequentemente, às vulnerabilidades decorrentes. Ao atender crescente demanda por produtos e tecnologias, as medidas estabelecidas pelo PNF buscam readequar o equilíbrio entre a produção nacional e a importação, com potencial para tornar o Brasil um protagonista no mercado mundial de fertilizantes.
O evento será transmitido, ao vivo, pela EBC e pelas redes sociais do Planalto.