O Estado do Espírito Santo está avançando em suas iniciativas para promover o uso de combustíveis renováveis, com o governo negociando a construção de três usinas de biometano em parceria com empresas locais.
Além da parceria já estabelecida com a Marca Ambiental para a construção de uma usina em Cariacica, estão em andamento planos para unidades em Vila Velha e Cachoeiro de Itapemirim, em colaboração com o Grupo Lara, que opera aterros sanitários nessas áreas.
Em recente entrevista, o diretor-presidente da ES Gás, Fábio Bertollo, revelou que parte dos investimentos planejados para a empresa no Espírito Santo será destinada ao suporte do crescimento do consumo de gás natural no setor industrial, incluindo o biometano.
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O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, destacou que a expectativa é de produzir entre 200 e 250 mil metros cúbicos por dia de gás a partir das três usinas de biometano planejadas, o que representa um aumento significativo na energia renovável em relação ao volume atual de gás natural. Para viabilizar esses investimentos, o governo está considerando uma linha de financiamento em parceria com o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).
O governador Renato Casagrande ressaltou a importância do investimento em biometano para introduzir energia renovável na rede de distribuição. Ele também destacou a política estadual de redução do ICMS para o uso de gás natural, visando tornar mais competitiva sua utilização pelas indústrias.
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Além da expansão da produção de biometano, a ES Gás também está focada na ampliação do uso de GNV (gás natural veicular) em veículos leves e pesados como parte de seu Plano de Aceleração. Essa medida não apenas beneficia os motoristas com um combustível competitivo, mas também contribui significativamente para a descarbonização, reduzindo as emissões de CO² e materiais particulados.
A ES Gás está trabalhando no desenvolvimento da infraestrutura de abastecimento de GNV em locais estratégicos nas principais rodovias do estado, preparando o caminho para a conversão da frota pesada.