As usinas termelétricas (UTEs) das companhias sucroenergéticas têm mais prazo para realizar cadastro e participarem de dois leilões de energia que o Governo realizará em dezembro.
Antes, o cadastro precisava ser feito até 13/09 na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Ministério de Minas e Energia (MME). Agora, o prazo foi prorrogado até 27/09.
As UTEs de biomassa de cana-de-açúcar irão disputar com outras fontes de energia. Os valores do megawatt-hora (MWh) só deverão ser definidos a partir de outubro.
O Ministério definiu também as datas dos dois leilões. Denominados Leilões de Energia Nova de 2017, eles têm duas etapas: a A-4, com entrega da energia contratada a partir de janeiro de 2021, está programado para 18/12.
Já o A-6, com entrega da energia contratada a partir de janeiro de 2023, está programado para o dia 20/12.
Conforme o MME, com essas datas o agente gerador que pretenda participar dos Leilões de Energia Nova pode conhecer o resultado do Leilão de Transmissão, previsto para ocorrer dia 15/12, e assim possa ter mais informações quanto às obras de transmissão necessárias para escoamento da energia.
Clique aqui para ler a Portaria 353, do MME, que detalha os procedimentos dos leilões.
Clique aqui para ler a Portaria 293, também do MME, com mais informações.