O Fórum Nacional Sucroenergético prepara proposta para levar ao governo federal. Com tabulação de todas as entidades ligadas, a entidade deverá reunir várias das questões atualmente discutidas em paralelo.
“Vamos levar essa propositura em até 30 dias”, disse ao portal do JornalCana André Rocha, presidente do Fórum, no último dia 25. “Será a luz no fim do túnel, no qual esperamos conseguir definições pelo governo.”
Entre as questões discutidas pelo setor, e que deverão estar contempladas na proposta, está a definição do setor na matriz energética nacional, a desoneração e a tributação do PIS/Cofins.
“O setor fica muito esperando posicionamentos do governo e acho que ele deve sugerir”, disse Rocha.
A interlocução com o governo melhorou muito, desde o ano passado, mas mais neste ano, explica o presidente do Fórum. “A ministra Kátia [Kátia Abreu, da Agricultura] tem nos ajudado bastante, assim como os ministros Aloizio Mercadante [Governo], Armando Monteiro [Desenvolvimento] e Eduardo Braga [Minas e Energia].”
Conforme Rocha, a partir das definições a serem apresentadas, o próximo passo será discutir uma outra questão estrutural, que diz respeito ao endividamento do setor.
“Hoje muitas empresas e entidades do setor não discutem isso porque gostariam de ver a luz no fim do túnel”, afirmou. “A partir do momento que avançarmos em nosso papel na matriz energética, aí teremos necessidade de levar esse tema adiante.”