O 38º Simpósio da Agroindústria da Cana de Açúcar de Alagoas, promovido pela Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (STAB Leste), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi aberto oficialmente nesta quarta-feira (6) em Maceió/AL, com palestras voltadas para a produção agrícola e industrial do setor sucroenergético.
Os 60 mil canavicultores brasileiros estão sendo representantes pelo presidente (Paulo Leal) e vice-presidente (Alexandre Andrade Lima) da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana).
“Esse é o maior evento no Nordeste da Stab voltado ao setor, e no estado que é o principal produtor de cana na região (20 milhões de toneladas na última safra). Com tantos indicativos positivos, estamos honrados em participar. Temos muito o que aprender”, fala Leal.
LEIA MAIS > A revolução da Otimização em Tempo Real (RTO) se expande à América Latina
Dentre as palestras, ele destaca as de abertura promovidas pelo presidente da Datagro, Plínio Nastari, e também pelo secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, do Ministério de Minas e Energia, Pietro Mendes. Nastari abordou sobre as oportunidades do etanol no desenvolvimento da motorização elétrica dos veículos. E Mendes sobre Captura e armazenamento do Carbono.
O evento segue até sexta-feira (8) com a previsão de apresentar mais de 40 palestras técnicas. A Feplana participará até o fim, interessada em apresentações técnicas variadas, desde a genética da cana de açúcar, passando por doenças, cortes, carregamento e pelo transporte. “Desde já, parabenizamos os parceiros e os organizadores do evento, em especial ao professor da Ufal, Cândido Canauba Mota, que é presidente da Stab”, diz Leal.