Usinas

Feplana participa de oficialização da entidade da agricultura irrigada do Brasil

Renai é a primeira entidade oficial no Brasil que tem como objetivo a valorização da agricultura irrigada

Feplana participa de oficialização da entidade da agricultura irrigada do Brasil

Na última quinta-feira (18), dois meses depois do lançamento simbólico da Rede Nacional de Irrigantes (Renai) em Brasília, a Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), que é uma das 81 entidade agrícolas integrantes, participou do evento digital onde foi apresentado e assinado o estatuto.

A Renai é a primeira entidade oficial no Brasil que tem como objetivo a valorização da agricultura irrigada e tais tecnologias para triplicar a produção nacional.

LEIA MAIS > Vale do Verdão valida primeira fase da tecnologia AxiAgro

A cana-de-açúcar é uma das culturas agrícolas a ser bastante beneficiada com o avanço da irrigação, sendo a Renai fundamental para a evolução desta questão junto aos poderes públicos. “A produtividade da cana pode aumentar em 50 a 80 vezes. Com irrigação, será possível produzir 120 litros de etanol por tonelada de cana ao invés dos 80 litros atuais. Além disso, evita perdas em função das instabilidades do clima“, destaca Paulo Leal, presidente da Feplana.

Em dados apresentados pela Renai, ficou demonstrado que o Brasil é um dos poucos países do mundo com uma capacidade de triplicar sua área irrigada de forma sustentável. O país possui cerca de 8,2 milhões de hectares irrigados (3,3% do total da área plantada), mas poderá chegar a 55 milhões de hectares – o maior potencial de crescimento no mundo.

LEIA MAIS > Volume de negócios de etanol diminui

“Portanto, a partir de agora, de forma oficial, articulada e muito unificada, a Feplana e outras 80 entidades rurais de várias culturas e regiões do país através da Renai, que tem como presidente do conselho, Luiz Roberto Barcelos, defenderá a irrigação como uma questão central na interlocução junto ao Governo Federal, Congresso, mídia e à sociedade civil”, fala Leal.