
A GranBio retomou na segunda-feira (17/10) fase de testes de produção da usina de etanol 2G Bioflex. A informação foi apurada pelo Portal JornalCana junto a Alan Hiltner, vice-presidente de novos negócios da companhia, durante a Conferência Datagro, na capital paulista.
Segundo o executivo, inicialmente a usina de etanol de segunda geração (2G) opera em fase de testes.
Segundo a assessoria da empresa, não há data prevista para o fim dos testes e retomada efetiva da produção.
Hiltner está afastado da empresa, por questões pessoais, mas prestou a informação para a equipe do Portal JornalCana.
A assessoria de imprensa da GranBio é acionada pelo Portal JornalCana para prestar mais informações, que serão divulgadas aos leitores tão logo sejam liberadas pela empresa.
Controlada pela família Gradin, a unidade Bioflex estava com a produção paralisada desde abril deste ano.
Motivos da paralisação
Na oportunidade, a empresa informou ter interrompido as operações para avaliar outras tecnologias que podem ser empregadas na etapa de pré-tratamento da matéria-prima, no caso a palha da cana-de-açúcar.
Essa etapa é uma das principais do processo. Nela, a estrutura da biomassa é preparada para que, na etapa seguinte, as enzimas possam “quebrar” os açúcares contidos dentro da celulose da biomassa em açúcares mais simples de serem fermentados e convertidos em etanol.
Segundo disse na época o vice-presidente de Negócios da GranBio, a companhia ainda não conseguiu manter a planta operando continuamente durante essa fase de pré-tratamento.
Inaugurada em 2014, a Bioflex está localizada em São Miguel dos Campos (AL), em anexo a unidade sucroenergética Caeté. Em 2015, a unidade produziu perto de 5 milhões de litros de etanol celulósico.
Leia também: GranBio divulga quando irá retomar a produção de etanol 2G
5 resultados financeiros da controladora da GranBio
Saiba quanto é o prejuízo da usina 2G da GranBio
Quanto etanol celulósico a GranBio fez em 2015?
Saiba mais sobre a Bioflex:
- A Bioflex Agroindustrial S.A. é uma sociedade anônima de capital fechado com sede na capital paulista, constituída em 26 de maio de 2011, com filial na Fazenda São João, s/n°, na zona rural, na cidade de São Miguel dos Campos (AL)
- A filial em Alagoas é uma unidade produtora de etanol celulósico
- O objeto social da Companhia é a produção e comercialização de biocombustíveis avançados de 2ª geração a partir de biomassa celulósica
- A Companhia concentrando seus esforços para viabilizar operação contínua e estável da sua planta industrial de produção de etanol celulósico. Até o momento, a planta operou de forma instável e com baixa utilização da sua capacidade.
Leia também: GranBio informa estar atenta a oportunidades do setor de cana