O JornalCana divulga com exclusividade estudo desenvolvido pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Ministério de Minas e Energia (MME), com projeções do setor sucroenergético para 2027.
A EPE realiza levantamentos semelhantes com projeções para os dez anos seguintes. No estudo de 2017, por exemplo, a EPE identificou que 366 unidades produtoras estavam operantes com uma capacidade de moagem de 633 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.
A capacidade efetiva de moagem dessas 366 unidades, no entanto, foi de perto de 740 milhões de toneladas de cana, conforme o estudo, que é apresentado pelo JornalCana.
Para 2027, a EPE estima que o número de novas usinas (greenfields) chegue a 13, responsáveis por uma capacidade de moagem de 38 milhões de toneladas de cana.
O estudo foi realizado pela EPE sob coordenação de José Mauro Coelho, diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da empresa do MME.
Confira projeções de moagem de cana e de unidades greenfields, ampliadas, reabertas e a serem fechadas dentro da próxima década.
As projeções completas do estudo serão divulgadas ainda nesta quarta-feira (14/03), com entrevista com o diretor da EPE.