Helder Gosling, diretor Comercial e de Logística do Grupo São Martinho, estima que o custo de logística no açúcar, por exemplo, representa aproximadamente 15% sobre o custo total. O valor expõe a necessidade de meios de transportes eficientes, que ofereçam condições em se obter custos de produção menores dentro e fora das usinas. “Em operação de escala, qualquer centavo de redução impacta diretamente em nossa competitividade . É importante lembrar que temos de ser extremamente eficientes na logística interna para vencermos o gap logístico geográfico de nossos principais mercados”, afirma.
Em maio de 2012, o Grupo São Martinho, que possui três usinas e conta com capacidade de moagem de 19 milhões de toneladas de cana, inaugurou o seu terminal Rodoferroviário, localizado em Pradópolis, interior de São Paulo. O antigo terminal ganhou nova cara, um novo armazém, algumas adaptações e é capaz de escoar 10% do volume total exportado de açúcar via Porto de Santos. “No ano passado escoamos aproximadamente 1,2 milhão de toneladas pelo terminal. Este ano estimamos 1,5 milhão de toneladas”, revela.
Com os investimentos, cerca de 57 mil caminhões foram retirados das estradas com a movimentação do produto através da ferrrovia, que pode transportar 2 milhões de toneladas por safra.