As projeções agrometeorológicas descartam a possibilidade de novas geadas até o fim da safra de cana-de-açúcar no estado de São Paulo.
A afirmação foi feita à equipe do Portal JornalCana por Orivaldo Brunini, pesquisador do Instituto Agronômico (IAC) e responsável pelo Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro).
“Não há previsões para a ocorrência de novas geadas”, disse ele, após palestra em encontro do Grupo Fitotécnico de Cana-de-Açúcar na tarde de terça-feira (30/08) em Ribeirão Preto (SP).
Segundo Brunini, o Ciiagro disponibiliza projeções com período até seis meses sobre pluviometria e condições climáticas em áreas canavieiras paulistas. “Não há informação de nova incidência de geada, como a registrada no fim do primeiro semestre em algumas regiões paulistas”, disse.
Danos
Entre o fim de julho e começo de agosto, áreas com cana-de-açúcar no estado de São Paulo foram danificadas com geadas.
Outros estados canaveiros, como Goiás, também sofreram com o fenômeno climático. Luciano Sanches Fernandes, presidente da companhia sucroenergética Cerradinho Bionergia, com unidade em Chapadão do Céu (GO), informou ao Portal JornalCana que a geada afetou 20% da área canavieira da usina, ou seja, 10 mil hectares.
Leia também: Presidente da Cerradinho fala sobre estragos da geada