Vereadores da Comissão de Estudos para a criação de um Plano de Cidade Inteligente (Smart City) se reuniram na última semana para conhecer ações sustentáveis para a cidade de São Paulo. A intenção é de unir inovação e tecnologia em iniciativas que possam colaborar com a elaboração de uma proposta de políticas públicas para o município de São Paulo.
Na ocasião, o presidente da ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), Adalberto Maluf, ressaltou a importância de se privilegiar os veículos elétricos e planejar a estrutura urbana com micromobilidade, gerando eficiência e qualidade de vida.
“A mobilidade sustentável é chave para o sucesso de qualquer cidade, seja do ponto de vista de produtividade, de levar as pessoas mais rápido, de reduzir o ruído, melhorar a qualidade de vida, seja para usar os atributos que essa cidade tem do ponto de vista de eficiência…melhor uso do espaço viário, a integração dos diferentes modais”, disse.
LEIA MAIS > Governo Federal lança Plano Nacional de Fertilizantes para reduzir importação dos insumos
Para Maluf, os veículos elétricos contribuem inclusive na geração da energia como um todo numa cidade, possibilitando economia e agilidade. “As pessoas vão chegar na sua residência no horário de pico, ao invés de consumir uma energia mais cara, porque no pico a gente liga as térmicas, o carro elétrico abastece a residência. E aí você carrega a noite quando você tem energia eólica”.
No final da reunião, o presidente da Comissão, Marlon Luz (MDB) comentou o quanto é importante conhecer melhor essas alternativas para promover uma cidade que evolua em todos os sentidos. “Desde a redução da poluição, e menores custos hospitalares, até a efetividade melhor no transporte, na energia limpa. De como a eletricidade principalmente pode deixar uma cidade mais inteligente”.