
A incidência da praga Spodoptera frugiperda em canaviais, plantados em áreas de MEIOSI (Método Inter Ocupacional simultâneo) consorciado à soja, pode trazer prejuízos para a qualidade das mudas em plantios que envolvam esse método .
Quem alerta é o engenheiro agrônomo, entomologista e consultor especializado em pragas de cana-de-açúcar, Jivago Rosa, que identificou o ataque dessa praga em colmos de cana, no município de Guatapará, na região de Ribeirão Preto – SP. Até então, sabia-se que a espécie Spodoptera frugiperda ataca a cultura da cana-de-açúcar causando a desfolha, principalmente na região do cartucho.
LEIA MAIS > Etanol com um quê de tequila

No entanto, em 2023 no município de Guatapará – SP, área de MEIOSI também consorciado com soja, Rosa conseguiu encontrar novamente as injúrias e desta vez identificou o agente causador. Tratava-se de Spodoptera frugiperda, pois foi observado e documentado através de imagens os ataques dessas pragas não só em folhas do cartucho, mas também aos colmos.
LEIA MAIS > Pesquisa avança na redução de custos na produção do E2G

Como todas as áreas ocorreram na mesma situação de MEIOSI com cana/soja, infere-se que o inseto tenha ocorrido com mais intensidade devido à cultura da soja. O especialista argumenta, no entanto, que ainda não é possível compreender por que esse comportamento de se alimentar dos colmos da cana-de-açúcar tenha sido recorrente nessas áreas. Rosa afirma, porém, que esse registro se torna muito importante para o uso de outros profissionais que se depararem com a mesma situação.
(Fotos: Jivago Rosa – 2023)





