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Embrapa lança açúcar demerara com rastreabilidade

A partir de junho, o produto rastreado deverá estar nos supermercados com informações ao consumidor sobre a origem e o processo de fabricação

Embrapa lança açúcar demerara com rastreabilidade

Realizada entre os dias 11 e 13 de abril , no Distrito Anhembi, em São Paulo, a ANUFOOD Brazil, Feira Internacional Exclusiva para Alimentos e Bebidas foi palco para o lançamento do primeiro açúcar demerara rastreado com tecnologia blockchain.

A partir do uso da tecnologia Sibraar – Sistema Brasileiro de Agro Rastreabilidade, desenvolvido pela equipe da Embrapa Agricultura Digital, a Usina Granelli apresentou o produto. Os visitantes da feira puderam ver a demonstração do sistema, que por meio de códigos QR permite obter informações sobre todo o processo produtivo, desde o local da propriedade, dados laboratoriais, moagem, extração na usina, distribuição e venda ao consumidor.

A partir de junho, o produto rastreado deverá estar nos supermercados com informações ao consumidor sobre a origem e o processo de fabricação, entre outras. Dados relevantes para a gestão da produção como a procedência do produto, sistema de produção, processos industriais, laudos de qualidade até dados sobre logística, fornecidos e de responsabilidade da empresa parceira, vão estar visíveis a partir de QR Code impresso na embalagem.

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O piloto da tecnologia contou com o apoio da Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana) e foi desenvolvido junto à agroindústria sucroalcooleira por meio de parceria do centro de pesquisa com a Usina Granelli para o açúcar mascavo e, agora, estendido ao demerara. O açúcar é mais uma alternativa ao açúcar branco e aos adoçantes artificiais e oferece maior usabilidade que o mascavo, sendo indicado para uso doméstico e industrial.

A diretora de projetos da usina, Mariana Granelli, aponta entre as vantagens da rastreabilidade a construção de reputação no mercado internacional e junto ao consumidor final por meio da transparência e visibilidade da adoção de boas práticas em todas as etapas de produção. Na relação com os revendedores, ressalta a rapidez e facilidade quando da necessidade de identificação de problemas relativos à conformidade dos produtos.

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Lançado há menos de um ano, o primeiro açúcar mascavo produzido pela Granelli e rastreado com o sistema desenvolvido pela Embrapa, já acena ao mercado internacional após o sucesso interno. No Brasil, o produto abriu mais de 300 clientes para a Granelli, que vendeu cerca  de 10 mil quilos do mascavo no primeiro lote de fabricação, elevando as expectativas com relação ao demerara, inclusive.

“O Sibraar com a chancela da Embrapa, que traz credibilidade, veio para fechar com chave de ouro o nosso produto. Vendemos  100% da produção”, afirma a diretora. Ela planeja iniciar negociações ainda em 2023 com distribuidores estrangeiros e já se anima com o próximo projeto, ainda embrionário, envolvendo rastreabilidade: o xarope de cana para produção de cachaça.