Para o presidente do Conselho da Biosul, Amaury Pekelman, o lançamento da Frente Parlamentar do Etanol, nesta quarta-feira (23), na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília (DF), se trata de mais um importante passo no reconhecimento do biocombustível.
“Temos um dos combustíveis mais limpos do mundo, que promove o emprego em áreas interioranas do país, gera renda e qualificação profissional para as pessoas. É indiscutível pensar no avanço da transição energética sem valorizar a aptidão do país em produzir um biocombustível limpo, renovável, imediatamente acessível ao consumidor final e com impacto socioeconômico inquestionável”, destacou.
LEIA MAIS > Agenda ambiental será fortalecida com Frente Parlamentar do Etanol
A iniciativa contou com a adesão de mais de 200 parlamentares, sendo que essa composição reforça o trabalho de valorização do etanol como uma das alternativas mais eficientes para a transição energética do país.
A cerimônia de lançamento aconteceu e reuniu toda a cúpula do setor de bioenergia, além dos parlamentares que aderiram à frente como estratégia para desenvolvimento de políticas públicas eficazes que atendam as necessidades do Brasil e estimule ainda mais o protagonismo do país na transição energética global.
O diretor-executivo da entidade, Érico Paredes, também prestigiou a solenidade de lançamento da Frente. Para ele, as alternativas mais eficientes para transição energética que o mundo busca o Brasil já tem, e o etanol é protagonista neste cenário.
LEIA MAIS > Fórum Nacional Sucroenergético passa a se chamar Bioenergia Brasil
“A Biosul, através da Bioenergia Brasil (nova marca que representa o Fórum Nacional Sucroenergético), soma esforços com as demais entidades do setor nesse trabalho de levar o potencial do etanol aos parlamentares do legislativo, a fim de nortear a criação de leis e políticas públicas cada vez alinhadas com as questões ambientais e econômicas do Brasil”, reforçou.
“Somos mais de 200 parlamentares somando forças, não somente por um setor, mas por uma causa, pelos benefícios que ele traz”, destacou o deputado federal Zé Vitor (PL – MG), que preside a Frente.
“Estamos completando 20 anos do carro flex e olha que bacana, tantas oportunidades principalmente no interior do Brasil, benefícios econômicos, sociais e esse compromisso ambiental com a descarbonização do mundo”, completou o deputado.
LEIA MAIS > MasterCana Centro-Sul reforça presença feminina no agro
Entre as entidades do setor que manifestaram apoio à Frente, estão: Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (FEPLANA), a Bioenergia Brasil, a Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio), a Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (ORPLANA), a União Nacional do Etanol de Milho (UNEM), a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA), a União Nordestina dos Plantadores de Cana (UNIDA) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).